22 de Março – Dia Mundial da Água
Um dia para conscientizar. Todos os dias para preservar.
O dia de hoje foi criado pelas Organizações das Nações Unidas com o objetivo de ir muito além de um tributo a este bem vital, que é a água, para o nosso planeta. Esta data busca conscientizar a todos sobre os problemas da escassez da mesma, e principalmente, incentivar a discussão e a divulgação de ações que podem mudar este panorama.
A Sicredi União PR/SP apoia e incentiva diversas ações que visam reduzir o desperdício da água. Pois acredita que é por meio de pequenos gestos que iremos fazer a diferença!
Pense e reflita, o que você tem feito para conter o desperdício de água no seu dia a dia? Abaixo, confira algumas dicas de ações do seu dia a dia que colaboram com a economia da água.
- Nos dias quentes faça a rega das plantas pela manhã ou à noite, para reduzir a perda de água por evaporação. A economia é de 48 garrafas de 2 litros por mês. No inverno, regue dia sim, dia não.
- Para economizar água na hora de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e das panelas. Molhe tudo de uma vez e feche a torneira enquanto os ensaboa. Abra a torneira só para enxaguá-los. Acredite, o consumo de água cai de 117 litros para 20 litros!
- Em residências ou condomínios, as piscinas que não estiverem sendo utilizadas precisam ficar cobertas. Assim, a perda por evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, isso representa uma economia mensal de 3.785 litros de água – quantidade suficiente para atender uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio.
- Nada de jogar óleo de cozinha sujo pelo ralo! Além de entupir seu encanamento e deixar aquele mau cheiro na cozinha, um litro de óleo descartado de forma errada polui 25 mil litros de água. Procure uma cooperativa e encaminhe o resíduo para reciclagem. Esse material pode ser transformado em sabão!
- O lixo descartado de forma errada, como jogar um papel de bala pela janela ou no vaso sanitário, pode ir parar nos sistemas de abastecimento de água da cidade. O problema é que quanto mais suja estiver essa água, mais difícil (e caro!) fica para limpá-la para o uso da população.
- Ao escovar os dentes por cinco minutos sem fechar a torneira, são consumidos 12 litros de água. Reduza o gasto para meio litro só molhando a escova e usando um copo do líquido para enxaguar a boca!