A cooperação das micro e pequenas empresas para a sociedade
No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebração que está ligada ao dia da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que regulamenta um tratamento favorecido, simplificado e diferenciado para esse setor.
Vocês, micro e pequenos empreendedores, são extremamente importantes para a economia do país, principalmente em relação à geração de empregos. O setor é responsável por 52% dos trabalhos com carteira assinada no Brasil e representa 99% dos negócios ativos em nosso país.
Diferenças entre micro e pequenas empresas
Apenas para reforçar, as diferenças entre ambos os tipos de empresa se resumem principalmente à receita bruta anual de cada uma delas. Como sabem, uma microempresa (ME) possui faturamento anual de até R$ 360 mil, já as pequenas empresas, ou empresas de pequeno porte (EPP), podem faturar entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões.
Outros fatores que diferenciam micro e pequenas empresas são o número de funcionários e as atividades realizadas pela organização.
Como ME e EPP podem crescer cada vez mais?
Qualquer empresa pode mudar de status quando passa a evoluir e se desenvolver com rapidez. Mas como é possível alcançar esse desenvolvimento? Veja a seguir algumas dicas para ajudar vocês, micro e pequenos empreendedores, a crescerem no mercado.
Foque na experiência do cliente
O cliente determina o sucesso do negócio, por isso mantê-lo satisfeito é primordial e deve ser um dos principais objetivos de uma empresa. Para criar uma boa experiência para seu cliente é preciso, primeiramente, conhecê-lo bem por meio de pesquisas de mercado, que vão dizer exatamente como é esse consumidor.
Sabendo quem o cliente é e do que ele gosta, é necessário otimizar seu atendimento de acordo com o perfil do público. Mantendo um atendimento personalizado e de qualidade, os consumidores satisfeitos se tornam promotores da sua marca.
Estude a concorrência
É importante conhecer seus concorrentes e saber como o mercado reage a eles. Pesquise a fundo sobre as empresas concorrentes, seus atendimentos, produtos ou serviços, logística e distribuição. Esse estudo permite que você antecipe as ações dos concorrentes e se destaque na fidelização de clientes.
Fortaleça seu negócio
Invista em estratégias de marketing que vão colocar sua empresa em evidência. Crie uma identidade visual para seu negócio, defina seu posicionamento, missão, visão e valores, slogan e por quais canais você irá se comunicar com o seu público.
Promova sua organização criando conteúdo relevante para seus clientes de forma constante e com qualidade, assim sempre estará presente na mente de seus consumidores de maneira positiva.
Controle as finanças
Para manter uma boa gestão financeira é preciso planejamento. Por meio dele você tem uma visão sistemática sobre os valores que tem a pagar e a receber, suas despesas, capital de giro, entre outras coisas.
Faça um extenso planejamento financeiro que englobe seus orçamentos, proporcionando um crescimento saudável para o seu negócio e evitando riscos futuros.