Aberto novo prazo para inscrição na campanha União Solidária

Aberto novo prazo para inscrição na campanha União Solidária

As entidades que ainda não se inscreveram na campanha União Solidária têm uma nova oportunidade no mês de maio. Foi aberto novo prazo, de 1 a 31 de maio, para que as entidades inscrevam projetos para os quais precisam arrecadar recursos.

A campanha, realizada pelo Dexis Instituto e Instituto Cocamar, é dirigida a entidades que trabalham nos eixos temáticos: Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Saúde, com projetos voltados a crianças e adolescentes, mulheres, famílias carentes, idosos, pessoas com deficiência, pacientes oncológicos e comunidades.

Até agora, cerca de 570 entidades estão inscritas, que, juntas, já arrecadaram, em um mês de campanha, R$ 1 milhão.

Desde a primeira edição, em 2018, a União Solidária já arrecadou mais de R$ 29 milhões para centenas de entidades localizadas nas áreas de atuação da cooperativa de crédito Sicredi Dexis e cooperativa agrícola Cocamar, nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Nos últimos sete anos, calcula-se que a campanha tenha impactado mais de 4,2 milhões de vidas.

Como funciona

As entidades devem se cadastrar no site da campanha – https://campanhauniaosolidaria.com.br/, ondetambém encontram todas as informações e contatos necessários.

Após terem os projetos inscritos aprovados, as entidades recebem cupons físicos para venda. Cada cupom custa R$ 10,00.  Todo o recurso arrecadado com essa venda fica com a entidade e pode ser utilizado em ações pontuais, como reformas, compra de equipamentos e materiais didáticos, ou para despesas recorrentes, como salários, contas de infraestrutura (água, luz, telefone, materiais de limpeza), aquisição de alimentos e produtos farmacêuticos para o público atendido.

Gisely Almeida, gestora do Dexis Instituto e assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Dexis, reforça que não tem custo nenhum para as entidades, uma vez que toda a gestão da campanha, incluindo suporte às entidades selecionadas para a correta aplicação dos recursos e prestação de contas, além da compra dos prêmios, é de responsabilidade dos institutos realizadores.

O presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, destaca que o modelo de campanha realizada pelas cooperativas foi a melhor forma encontrada, até agora, para contribuir com o maior número possível de entidades de assistência social. “Antes, recebíamos muitas solicitações de contribuição e podíamos ajudar poucas entidades. Hoje, impactamos milhares de vidas todos os anos”, pontua.

Premiação

Cabe a cada entidade inscrita mobilizar sua rede de apoio para a venda de cupons. E quem compra o cupom – a R$ 10,00 cada – não só colabora com uma causa social importante, como concorre a prêmios. 

Nesta edição, serão distribuídos 27 prêmios, incluindo 9 iPhones, 9 alexas, 3 patinetes elétricos, 3 motocicletas e 3 carros. Ao todo, serão realizados oito sorteios, com o primeiro em 30 de abril e o último em 29 de novembro. O cadastro das entidades, o edital da Campanha e outras informações também estão disponíveis no site da campanha.

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Nerau