União Solidária faz entrega de moto em Santa Bárbara d’Oeste (SP)
Antecipação de recebíveis: o que é e como fazer
Empreendedores e profissionais liberais que procuram maneiras de impulsionar seus negócios, muitas vezes, se deparam com um desafio: o capital de giro.
Esse é o recurso necessário para cobrir as despesas operacionais enquanto o pagamento das vendas não entra. Porém, a antecipação de recebíveis, uma solução prática e eficiente, pode transformar as vendas a prazo em dinheiro imediato.
Se você já se sentiu pressionado pela falta de liquidez ou precisa de um respiro financeiro, a antecipação de recebíveis pode ser a resposta que você está precisando hoje. Vamos entender melhor como funciona? Continue lendo!
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é uma operação financeira que permite que empresas recebam de forma antecipada os valores referentes a vendas realizadas a prazo.
Ao invés de esperar que seus clientes paguem os boletos ou duplicatas, você pode antecipar esses valores por meio de uma instituição financeira cooperativa, como a Sicredi Dexis.
Essa operação é como uma ponte que conecta o tempo de espera até o recebimento e a necessidade de um capital imediato. Com ela, é possível garantir o fluxo de caixa do seu negócio, manter as contas em dia e aproveitar novas oportunidades sem o peso da espera.
Quais tipos de recebíveis podem ser antecipados?
- Duplicatas: um dos tipos mais comuns de recebíveis são os títulos emitidos para registrar uma venda a prazo. As duplicatas têm um prazo definido para pagamento e são muito usadas em transações B2B (de empresa para outra empresa).
- Boletos bancários: também são usados para transações a prazo, onde o cliente se compromete a pagar na data de vencimento. Ao antecipar o recebimento dos boletos, a sua empresa consegue garantir esse dinheiro de imediato.
- Cartões de crédito: se sua empresa trabalha com vendas no cartão, é possível antecipar o valor das parcelas a serem pagas. Isso é muito útil quando há grande volume de vendas no cartão e você precisa de liquidez rápida.
Como funciona a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis é um processo bem simples, mas exige atenção, viu? Para te ajudar a entender melhor, preparamos um passo a passo de como funciona essa operação e como você pode fazer a antecipação de recebíveis.
Passo 1 – Avalie as necessidades do seu negócio
O primeiro passo para a antecipação de recebíveis é entender qual é a sua necessidade financeira neste momento. Então pergunte para si mesmo: “Quanto de dinheiro eu preciso agora? O que eu pretendo fazer com esse capital de giro?”.
Ao entender sua demanda, você será capaz de escolher a melhor linha de crédito e antecipação para o seu momento.
Passo 2 – Escolha o tipo de recebível
Defina quais recebíveis você deseja antecipar. Como vimos, você pode escolher entre duplicatas, boletos e vendas no cartão. Selecione o tipo de recebível que mais se encaixa no seu fluxo de caixa.
Passo 3: Compare as opções de crédito
Antes de tomar uma decisão, é importante analisar as opções que o mercado oferece. Na Sicredi, por exemplo, você tem condições muito vantajosas, como taxas justas que podem ser negociadas diretamente com o gerente da sua agência e prazos de até 360 dias para usar o crédito contratado.
Na hora de escolher o crédito, sempre avalie as condições, como taxas de antecipação, prazos e a análise de crédito da instituição.
Passo 4: Solicite a antecipação pela agência, aplicativo ou internet banking
Agora que você sabe o que precisa, é hora de entrar em contato com a instituição financeira. Ao solicitar a antecipação de recebíveis, você precisará apresentar os documentos que comprovam as suas vendas ou os serviços realizados, como contratos ou boletos. Depois disso, é realizada uma análise de crédito baseada nos seus rendimentos.
Passo 5: Receba o capital na sua conta corrente
Uma vez aprovada a solicitação, o valor antecipado pode ser depositado na sua conta em poucos dias. Você vai poder usar esse capital para melhorar seu fluxo de caixa, investir em novos projetos ou resolver dívidas financeiras.
Como escolher a melhor solução de antecipação de recebíveis?
Na hora de escolher o melhor tipo de antecipação de recebíveis, existem alguns pontos chave a serem considerados; veja quais são!
- Taxas de antecipação: é importante avaliar as taxas cobradas pela instituição financeira. Ter taxas ajustadas à sua necessidade vai facilitar o seu planejamento financeiro.
- Prazos de pagamento: verifique os prazos oferecidos para o pagamento do crédito. Na Sicredi oferecemos prazos de até 360 dias para o limite de crédito, e até 180 dias para os recebíveis, o que dá mais flexibilidade para o seu negócio.
- Impacto no fluxo de caixa: a antecipação de recebíveis pode ser um excelente recurso para aumentar seu capital de giro, mas é preciso ter cuidado para não comprometer sua saúde financeira. Então fique atento ao seu fluxo de caixa para que a operação cumpra os objetivos desejados, ok?
Libere seu capital de giro e ganhe mais fôlego
Se você está em busca de crédito para empresas, com a linha de crédito da Sicredi Dexis, você pode antecipar o valor das suas vendas realizadas a prazo, como duplicatas, cheques pré-datados ou boletos.
Além disso, todas as nossas operações são realizadas com total transparência e te garantem muito mais previsibilidade. Ganhe benefícios como:
- capital de giro na hora para você aproveitar novas oportunidades de negócios;
- taxas competitivas e ajustadas à realidade do seu fluxo de caixa;
- mais tranquilidade com prazos flexíveis de até 360 dias para o limite de crédito, e até 180 dias para os recebíveis.
Não deixe seu negócio parar! Transforme agora suas vendas a prazo em dinheiro e mantenha sua empresa crescendo todos os dias. Seja um associado Sicredi e saiba como aproveitar os benefícios!
Matérias que você pode gostar
Carregar mais matérias