Campanha promove solidariedade, sorteia prêmios e dá “fôlego” para projetos assistenciais

Campanha promove solidariedade, sorteia prêmios e dá “fôlego” para projetos assistenciais

União Solidária reuniu 400 mil pessoas, arrecadou R$ 4 milhões e atendeu a 528 projetos sociais

Por definição simples e pura, solidariedade é o ato de ajudar o próximo, seja esse auxílio material ou emocional. Na prática, entretanto, a aplicação do termo vai muito além da contribuição financeira ou do alívio da consciência de quem doa ou se doa. Ser solidário é, também, ser altruísta e empático, permitindo-se sentir a necessidade do outro para, de alguma forma, tentar ajudá-lo.

Se por um lado a solidariedade é importante para aqueles que enfrentam alguma dor ou necessidade, por outro ela pode ser gratificante para quem ajuda. Quando um indivíduo colabora ou coopera com outro é tomado por sentimentos de satisfação, utilidade e pertencimento. Dessa forma, o bem pode ser multiplicado na vida de quem colabora e também na daqueles que foram tocados pelo gesto de cooperação.

E foi assim, baseadas neste amplo conceito de solidariedade, que 400 mil pessoas adquiriram cupons da Campanha União Solidária, realizada respectivamente pelo Lions Clube Paranavaí, Lions Clube de Londrina Igapó e Rotary Club de Piracicaba. A ação tem o apoio das cooperativas Sicredi União PR/SP e Cocamar, que doaram os prêmios sorteados ao final da campanha,

Iniciada em março de 2020 e encerrada em fevereiro de 2021, com o sorteio de três carros modelo Fiat Mobi e 21 motocicletas Honda CG 160 Start, a ação arrecadou R$ 4 milhões nesta edição. O valor foi angariado graças ao empenho e envolvimento de 466 entidades, de 131 municípios nos dois estados. Todo o dinheiro arrecadado foi revertido integralmente para os 528 projetos sociais participantes.

Esse foi o terceiro ano consecutivo da campanha, que acontece nas três regiões de atuação da Sicredi União PR/SP: norte e noroeste do Paraná e Centro e Centro-leste Paulista, no interior de São Paulo. As instituições que venderam os cupons premiados também ganharam uma motocicleta. Em cada região foram sorteados um carro e sete motos pela Loteria Federal.

Entrega dos prêmios

Os prêmios serão entregues, na Regional Norte da Sicredi União PR/SP, na terça-feira (16 de março), em solenidade virtual, às 9 horas. Apenas os ganhadores e representantes das entidades ganhadoras irão às agências para receber os prêmios de forma simbólica. Participaram da solenidade, por meio de plataforma eletrônica, o presidente da cooperativa Wellington Ferreira, e o diretor executivo Rogério Machado; e os presidentes de Lions e Rotary que realizaram a campanha.

Premiados

Na Regional Norte, o ganhador do Fiat Mobi foi Hélio Gomes, de Itapeva, que adquiriu um cupom da Associação Assistencial Meimei.  “Foi uma surpresa enorme e muito boa”, conta ele, que comprou 10 bilhetes de um amigo voluntário da associação “para ajudar”. Quando soube que tinha ganhado o carro achou que fosse trote. “Foi a primeira vez que ganhei alguma coisa”, comemora.

Se para Hélio a alegria foi grande, para a Associação a ajuda dele e de centenas de outros que contribuíram ao adquirir um cupom, foi essencial para o incremento e manutenção do trabalho realizado.

Criada em 2003, a Associação tem orgulho do trabalho realizado até hoje. Mais de cinco mil adolescentes entre 14 e 18 anos, a grande maioria encaminhada pelo Centro Regional de Assistência Social (CRAS) e também, em número menor, pelo programa de Liberdade Assistida, já foram atendidos pela associação.

“Hoje, vemos muitos de nossos ex-alunos trabalhando no serviço público, outros como gerentes de RH, escrivães, advogados, fisioterapeutas, entre tantas outras profissões”, relata Ademar Manoel de Jesus, orientador social da associação, localizada na cidade de Itaberá (SP), com cerca de 20 mil habitantes.

Segundo Ademar, a entidade, havia muito tempo, tinha o projeto de equipar uma sala de jogos para ajudar tanto no aprendizado quanto no entretenimento dos adolescentes atendidos. E tirá-lo do papel parecia ainda mais distante desde que iniciou a pandemia e as colaborações foram reduzidas.

Com a campanha União Solidária, a entidade, que hoje atende 210 jovens, conseguiu angariar R$ 8.880,00. Com o dinheiro, adquiriu jogos de tabuleiro, que ajudam no desenvolvimento do raciocínio; um aparelho de TV,  playstation, rack, tapetes e pufs coloridos, proporcionando um ambiente agradável, confortável e que, segundo Ademar, irá despertar maior interesse dos alunos, além de auxiliar nas aulas.

“Não teríamos conseguido esse feito se não fosse a Campanha União Solidára”, destaca ele. Além dos recursos, a associação, por ter vendido o bilhete premiado, ganhou também uma moto, que se transformará em recursos para ajudar a manter a entidade. “Nossa ideia é fazer rifa e investir os recursos na entidade. Com a queda na arrecadação, até porque não conseguimos realizar nossos eventos para arrecadar dinheiro, estamos precisando muito de fundos para a continuidade dos trabalhos”, conta ele.

Alvorada do Sul

Lidiane Sposi, moradora de  Alvorada do Sul (PR), contemplada no sorteio com uma das motocicletas, conta que na medida do possível ela e sua família prestam apoio a entidades assistenciais, não olhando a quem ajudam, mas sim, a quem realmente precisa. “Em dezembro soubemos da campanha e como já conhecíamos os trabalhos realizados pela entidade vendedora dos cupons, imediatamente compramos dois deles. Para nossa surpresa, agora fevereiro, recebemos uma ligação informando que havíamos sido sorteados, e que a instituição que ajudamos também foi igualmente premiada. Ficamos muito felizes, não apenas por causa do prêmio, mas porque quando plantamos a semente do bem sempre somos recompensados de alguma maneira”, relata.

Ao adquirir os cupons, Lidiane colaborou com a Associação Obras Sociais Olimpia Ferreira, que assiste 45 crianças e adolescentes. “A campanha foi muito importante para nós, pois com o valor arrecadado pretendemos ampliar nosso espaço de atendimento e construir mais um banheiro”, esclarece Jéssica Vieira de Carvalho, presidente da entidade.

Ibiporã

Neyde Zacheo, que é professora em Ibiporã (PR), comprou três cupons e  também costuma adquirir rifas para ajudar a igreja e entidades locais. Ele diz que muitas vezes nem olha os prêmios que serão sorteados, compra mesmo para ajudar os mais necessitados. “Desta vez não foi diferente. Comprei um cupom e depois comprei mais dois para colaborar com a Capela Nossa Senhora de Guadalupe, que está precisando construir salas de catequese para as crianças. Fiquei muito feliz por ter sido contemplada, mas também porque, além de ser beneficiada com a arrecadação da venda de cupons, a capela também ganhou uma motocicleta”, declara.

Cambé

A participação do pintor Isaias Geraldo da Silva na Campanha União Solidária, também foi motivada pela cooperação. Ele explica que há cerca de sete anos colabora sempre que pode com a Instituto Renovando Vidas, da cidade de Cambé (PR), onde mora. “Achei a ideia da campanha excelente. Quando soube que, além de concorrer aos prêmios, a entidade também poderia ganhar,  não pensei duas vezes. Tem gente que joga dinheiro fora com festas, bebidas e outras coisas dispensáveis, então por que não ajudar quem precisa, lutar um pouco pelo nosso próximo? Estou muito emocionado por ter proporcionado essa ajuda ao instituto e ansioso para receber minha moto”, revela entre risos.

De acordo com Áurea Oliveira, presidente da Instituto Renovando Vidas, a campanha é extremamente importante para a entidade porque eleva as doações feitas à unidade assistencial, que conta com a colaboração da comunidade para cumprir com seus compromissos.

Áurea explica que o valor arrecadado com a venda dos cupons será destinado à aquisição de suplementos alimentares para crianças e idosos acamados, que dependem de sonda para se alimentar. Como o custo desse tipo de alimento  é alto, a instituição toma a frente da assistência até que a Secretaria de Saúde do município venha a atender essas famílias.

Sobre a campanha

A ‘União Solidária’ tem apoio do Sicredi União PR/SP, mas cabe ao Lions e ao Rotary organizar as entidades, selecionar os beneficiados e distribuir os cupons da campanha para venda, de acordo com os projetos inscritos e aprovados no site www.campanhauniaosolidaria.com.br, além de realizar o sorteio.

O objetivo da campanha é que as entidades vendam os cupons e, com os recursos obtidos, possam investir em seus projetos de transformação social. Os valores arrecadados são aplicados integralmente na finalidade apresentada e, ao final campanha, a entidade tem que fazer a prestação de contas do seu projeto que pode ser voltado para as áreas social, educacional, esportiva, pets, saúde, meio ambiente, cultura, entre outros.

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Nerau