Como montar uma carteira de investimentos diversificada?

Como montar uma carteira de investimentos diversificada?

Você já parou para pensar como seria bom ter a liberdade de investir sem medo? Essa é a grande vantagem de saber como montar uma carteira de investimentos diversificada.

A primeira coisa que deve vir à mente é: como garantir que o dinheiro cresça de maneira eficiente? A resposta está na diversificação. E com o apoio da Sicredi, um lugar onde todo mundo cresce junto, isso se torna ainda mais fácil e acessível.

Vamos entender como construir uma carteira de investimentos ideal, de acordo com o seu perfil, seus objetivos e o cenário atual. Continue a leitura!

O que é carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos nada mais é do que uma seleção de ativos financeiros escolhidos de acordo com o seu perfil e os seus objetivos financeiros.

A carteira de investimento serve para distribuir os recursos em vários tipos de investimentos, como ações, fundos e títulos de renda fixa, para conseguir uma rentabilidade mais segura.

A diversificação na carteira é fundamental, pois ajuda a proteger seus recursos de mudanças inesperadas no mercado. Afinal, se um ativo cair, outro pode subir, e assim a gente minimiza os riscos de grandes perdas, entende?

Por que montar uma carteira de investimentos diversificada?

Vamos supor que você tenha todo o seu dinheiro investido em um único ativo e, de repente, algo acontece — como uma mudança política ou um evento global inesperado — e esse ativo perde valor. Assim, você perde todo o dinheiro.

É por isso que, ao montar uma carteira de investimentos diversificada, você cria um equilíbrio. Se um ativo não vai bem, outro pode estar se saindo muito melhor. Isso ajuda a minimizar os riscos e, ao mesmo tempo, buscar um bom retorno, mesmo quando o mercado não está tão favorável.

Se pararmos para pensar, no atual cenário econômico, tanto no Brasil quanto no mundo, isso nunca foi tão importante. É importante estar preparado, e uma carteira bem estruturada é um ótimo começo para isso.

Como montar uma carteira de investimentos?

Montar uma carteira de investimentos não precisa ser algo complicado, e vamos te mostrar como fazer isso em dois passos essenciais!

1. Conheça o seu perfil de investidor

O primeiro passo para montar a sua carteira de investimentos é entender o quanto você está disposto a arriscar e o quanto deseja alcançar.

Você é do tipo que prefere investimentos mais seguros e menos voláteis, como a renda fixa? Então você é um investidor conservador. Ou, quem sabe, você tem mais apetite por riscos e quer investir em ações, por exemplo? Nesse caso, seu perfil é mais agressivo.

Para descobrir seu perfil, pense nas suas prioridades. Se a segurança e a preservação do capital são mais essenciais para você, então pode montar uma carteira conservadora. 

Se quer crescer mais rápido, mas não quer correr muitos riscos, o caminho é um perfil investidor mais moderado.

  • Carteira conservadora: Tesouro Direto, CDBs, fundos de renda fixa, entre outros;
  • Carteira moderada: ações e fundos multimercados ou fundos imobiliários;
  • Carteira agressiva: investimentos de renda variável com grandes retornos a longo prazo, como ações na Bolsa de Valores.

2. Defina seus objetivos e prazos

Depois de entender o perfil de investidor, o próximo passo é entender seus objetivos financeiros. O que você quer alcançar com seus investimentos? E qual é o prazo para atingir esses objetivos? Pode ser curto, médio ou longo prazo.

Quanto mais claro você tiver isso, mais fácil será montar sua carteira de investimentos. Por exemplo, quem está investindo para a aposentadoria, em 30 ou 40 anos, pode ter uma abordagem mais conservadora ou moderada, já que o tempo vai trabalhar a favor.

Como aumentar os retornos nos investimentos?

Para conseguir melhores retornos em um cenário de juros baixos, como o que estamos vivendo agora, é importante diversificar ainda mais.

Nos cenários em que a taxa Selic está baixa, os investimentos de renda fixa, como a poupança ou CDBs, não têm rendido tanto assim. Por isso, é importante buscar outras alternativas de investimentos, como os fundos multimercados, que não concentram seus recursos.

Ao montar sua carteira de investimentos, é preciso buscar ativos que protegem o dinheiro da inflação e ao mesmo tempo ofereçam boas oportunidades de rentabilidade.

Além disso, é importante entender que quanto maior o risco, maior pode ser o retorno, mas também a possibilidade de perdas.

É bom saber com quem contar!

Seja associado da Sicredi Dexis e faça parte de uma cooperativa que oferece excelentes produtos financeiros e, acima de tudo, contribui para o crescimento da comunidade.

Fazendo parte da Sicredi, você tem acesso a uma uma carteira de investimentos que atende a vários perfis de investidores e diversos setores, como o agronegócio. 

Se você ainda não conhece as opções disponíveis, dê uma olhada nos tipos de produtos da Sicredi Investimentos.

Venha descobrir como montar uma carteira de investimentos diversificada. Juntos, vamos fazer o dinheiro render mais e construir um futuro mais seguro para todos.

Compartilhar esse post:

Nerau