Checklist financeiro para 2023 começar com o pé direito

Checklist financeiro para 2023 começar com o pé direito

Não deixe nada para trás e monte um orçamento que caiba no seu bolso, possibilitando a quitação de todos os boletos e um início de ano maravilhoso! Conte com a gente para ajudar seu 2023 a ser verdadeiramente feliz.

O ano é novo, mas os boletos são sempre os mesmos. Felizmente, saber exatamente o que é necessário pagar no começo de cada ano nos ajuda a planejar as finanças para quitar tudo com facilidade e tranquilidade.

Então, para te ajudar a montar seu planejamento financeiro para o começo de 2023, trouxemos um checklist com os principais gastos de início de ano, além de algumas dicas para começar o novo ciclo com o pé direito. Confira!

IPTU

IPTU significa Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, tributo pago por todos os proprietários de imóveis e terrenos urbanos do país. Por ser uma responsabilidade das cidades, são as prefeituras que estipulam o valor final e que enviam os boletos, que podem ser pagos, geralmente, até o mês de fevereiro.

IPVA

O Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) também deve ser pago no início do ano. Diferentemente do IPTU, a responsabilidade dessa taxa fica com os estados, que calculam seu valor de acordo com o modelo-ano dos carros e com o estado onde está registrado. A data de vencimento do IPVA varia conforme o número final da placa do veículo e você pode conferir qual é o prazo para o seu carro no site da Secretaria da Fazenda de seu Estado.

DPVAT

O DPVAT, ou Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres, também é uma taxa paga pelos donos de veículos. Basicamente ele é um seguro obrigatório que indeniza vítimas e famílias se ocorrer um acidente de trânsito. Ele é pago em uma única parcela e seu boleto deve ser emitido pelo site da Seguradora Líder, responsável por ele.

Contas de fim de ano

Muitas das contas de Natal e Ano Novo acabam ficando para o mês de janeiro, o que é totalmente normal, mas devem estar incluídas no seu planejamento financeiro, para evitar surpresas com gastos de 2022 que só aparecem em 2023. Tente deixar todas essas contas quitadas até fevereiro, para iniciar o ano com tudo em dia.

Matrícula e material escolar

Escolas particulares costumam cobrar taxas de matrícula e rematrícula, então não deixe de incluí-las no seu plano financeiro. Além disso, também é preciso fazer a compra dos materiais escolares, que é um dos grandes gastos de começo de ano.

Para tentar diminuir os custos, você pode usar a criatividade e personalizar materiais de anos anteriores, além de riscar da lista tudo o que já tem em sua casa, como os lápis de cor comprados no ano anterior ou as pastas de documentos.

Dicas extras

Na hora de montar seu planejamento para o início de 2023, não deixe de fazer um fundo para emergências que possam surgir, evitando surpresas e mantendo seu orçamento em ordem. Adicione ao plano também qualquer outro gasto fixo que você tenha no começo do ano, ou que você planeja ter. 

Compartilhar esse post:
Nerau