Como conseguir crédito rural?
O crédito rural é uma modalidade de financiamento com juros mais baixos e prazos maiores e que auxilia o trabalhador do campo em todas as etapas do processo produtivo.
O crédito é um estímulo ao produtor e tem o objetivo de melhorar o padrão de vida das famílias e também de aquecer o agronegócio, um dos maiores responsáveis pelo desempenho positivo do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Você é trabalhador do campo e quer saber como conseguir crédito rural? Continue a leitura para se informar!
O que é crédito rural?
Crédito rural é uma linha de financiamento destinada aos trabalhadores da agricultura e pecuária. É uma modalidade que oferece melhores condições ao homem do campo, como taxas de juros menores, maior prazo de carência e de quitação.
O crédito rural tem os objetivos definidos pelo Banco Central, que são:
- Estimular os investimentos rurais de produtores e cooperativas.
- Custear a produção e a comercialização dos produtos.
- Fortalecer a agricultura.
- Incentivar o aumento da produtividade e, consequentemente, a melhoria do padrão de vida das famílias do campo.
- Estimular a geração de renda e a agricultura familiar.
Esse financiamento voltado ao trabalhador rural foi criado no Brasil em 1935, segundo o Banco Central.
O dinheiro que subsidia o campo tem quatro origens:
- Fontes fiscais: BNDES e fundos constitucionais.
- Poupança rural: 60% de participação.
- LCA (Letras de Crédito do Agronegócio): um investimento de renda fixa que participa com 35% do total.
- Depósitos à vista: 30% do valor depositado em todos os bancos é reservado ao crédito rural.
Todas as instituições financeiras autorizadas a operar essa modalidade podem oferecer o produto aos clientes.
Quem tem direito ao crédito rural?
São candidatos a conseguir crédito rural:
- Produtor rural (pessoa física e jurídica)
- Cooperativa de produtores rurais
Também podem acessar essa linha de financiamento pessoas físicas ou empresas que atuem na pesquisa ou produção de mudas e sementes certificadas, de embriões e sêmen para inseminação artificial, na prestação de serviços mecanizados de natureza agropecuária, na medição de lavouras e em atividades florestais.
O que o crédito rural financia?
Os recursos podem ser destinados para custeio, comercialização e investimentos. Para custeio, a disponibilidade é para formação da lavoura, para a compra de sal, ração, sêmen, produtos veterinários, defensivos e adubos para pastagens.
Na fase de comercialização, o crédito auxilia o produtor rural que está colhendo a safra e precisa pagar o custo com o transporte de grãos. Os recursos serão úteis na cobertura das despesas até que a produção seja vendida.
Os investimentos levam a atividade rural a um patamar mais alto, mas nem sempre o produtor tem dinheiro necessário para ampliar os negócios. E é aí que entra o crédito rural agrícola e pecuário.
Os recursos financiam tanto a construção de um silo para estocar a produção, a compra de maquinários e a implantação de uma lavoura permanente. Na pecuária, podem ser destinados à qualificação e compra de rebanho e melhoria da qualidade das pastagens.
Como conseguir crédito rural?
Os produtores interessados podem procurar uma instituição que esteja autorizada a operar o crédito rural, como a Sicredi União PR/SP.
Na cooperativa, o produtor rural encontra a modalidade que melhor se ajusta à realidade, com foco no desenvolvimento da atividade, mas sem comprometer o orçamento.
As condições para conseguir crédito rural são semelhantes às de um crédito comum, mas com algumas particularidades. Veja o que é preciso comprovar e fazer:
- Comprovar idoneidade.
- Apresentar orçamento, plano ou projeto.
- Provar que tem capacidade para executar as ações contidas no projeto.
- Seguir o cronograma de utilização dos recursos e de reembolso.
- Aceitar ser fiscalizado pela instituição financiadora.
- Respeitar as recomendações e restrições do zoneamento agroecológico e do Zoneamento Ecológico-Econômico.
O valor é liberado diretamente aos agricultores ou por mediação das cooperativas.
É o Banco Central que fiscaliza se bancos e cooperativas estão repassando o crédito de forma correta. Cabe a elas, por sua vez, supervisionar a aplicação dos recursos pelos agricultores e pecuaristas, o que pode ser feito por drones e fotos via satélite. É exigida checagem individual para os que tiverem acesso a mais de R$ 800 mil em financiamento.
O crédito rural Sicredi União PR/SP é a solução ideal para produzir, ampliar a produção e deixar o agronegócio ainda mais forte. Há linhas especiais para custeio, comercialização, industrialização e investimentos.
Procure uma agência ou acesse os canais digitais. Não perca a oportunidade de investir no seu próprio negócio, clique no banner!