Como funciona o consórcio?
Você sabia que o consórcio é uma maneira que se inspira no cooperativismo para realizar os seus sonhos? Continue lendo e entenda por que o consórcio pode ser a modalidade ideal para alcançar seus objetivos.
O que é um consórcio?
O consórcio é um sistema de compra colaborativa por ter como base a união de pessoas físicas ou jurídicas com o mesmo objetivo. É uma forma simples e econômica de programar a aquisição de bens ou serviços para você, para sua empresa ou para seu agronegócio. Em outras palavras, é possível dizer que o consórcio é a realização do seu sonho de maneira programada.
O consórcio é um tipo de investimento?
Sim, é possível considerar o consórcio como um tipo de investimento. Isso porque ele é uma maneira de poupar dinheiro para concretizar uma compra no futuro. Aliás, é muito comum pensar apenas na aquisição de veículos ou casas quando se fala no assunto, mas a modalidade é uma solução que pode simplificar e facilitar a sua vida de muito mais maneiras. Vamos falar um pouquinho sobre isso a seguir.
O que é possível comprar com um consórcio?
Em resumo, podemos classificar o consórcio em três categorias:
- Bens móveis: a primeira coisa que vem à mente aqui são carros e motos para trazer a praticidade que a sua rotina pede. Mas o consórcio vai muito além disso. É possível renovar a frota de uma empresa ou adquirir veículos mais pesados, como caminhões ou tratores para o campo, bens náuticos e até mesmo energia solar.
- Imóveis: além de casas e apartamentos, o consórcio pode ser utilizado para quitar um financiamento imobiliário em nome do consorciado, comprar um terreno, construir ou reformar a sua empresa, além de muitas outras possibilidades, como a aquisição de terras, chácaras e imóveis de lazer.
- Serviços: por mais que estejamos falando em compra programada, o consórcio não se resume à aquisição de bens. A solução se desdobra em inúmeras possibilidades, permitindo a contratação dos mais diversos serviços. Cursos, tratamentos ortodônticos, cirurgias, viagens, eventos… você sonha, o consórcio realiza.
Dentro dessas categorias, existem várias opções de consórcios que são ideais para cada uma das suas necessidades.
Mas o consórcio é a melhor solução para mim?
Você é uma pessoa que gosta de planejar tudo? O consórcio pode ser uma boa escolha para diferentes perfis, mas é a esse perfil planejador que a solução pode se mostrar como um grande atrativo.
Se você não tem pressa para adquirir o bem ou serviço desejado e, além disso, não tem condições de pagar à vista, o consórcio pode se tornar uma opção mais que válida. Isso porque permite o parcelamento da compra, sem ter de lidar com os juros de um financiamento, além da possibilidade de — na contemplação — ter o poder de compra à vista, pagando a prazo.
Quem deseja poupar dinheiro de forma disciplinada também pode encontrar no consórcio um verdadeiro aliado. E mais: o consórcio pode ser uma alternativa importantíssima para quem tem dificuldades de obtenção de crédito ou não quer recorrer a empréstimos.
Desde a contratação até a contemplação, como funciona um consórcio?
Simplificando, vamos dividir todo o processo em etapas e descrevê-las a seguir:
- Contratação: na verdade, há um passo anterior. Tudo começa na escolha do consórcio ideal para atender às suas necessidades. Você pode fazer uma simulação se precisar de ajuda. Aí é só ir até uma agência Sicredi e dar o primeiro passo na conquista do seu sonho.
- Assembleias: os participantes do consórcio pagam parcelas e participam de assembleias mensais, em que são realizadas apurações para que se chegue aos contemplados por sorteio e lances.
- Lances: além dos sorteios, as contemplações também podem ser antecipadas por meio de ofertas de lance. Na Sicredi Dexis, é possível utilizar até 25% da sua própria carta de crédito para pagar o lance. Para consórcio de imóveis, existe a possibilidade de usar recursos do FGTS tanto para lances quanto para amortização de prazos ou parcelas.
- Contemplação: este é o momento em que o contemplado pode usar a sua carta de crédito para comprar o bem ou contratar o serviço desejado, de acordo com a modalidade adquirida.
Como não tem juros, apenas taxa de administração, o consórcio acaba sendo uma boa opção para quem quer dar o primeiro passo rumo à concretização dos sonhos. Com planos diversos, que se adequam aos seus rendimentos e objetivos, pode ser a alternativa perfeita para que — na contemplação — você tenha o poder de compra para negociar valores e até mesmo conseguir outros benefícios.