Conta inativa no banco: quais as implicações?
Manter uma conta inativa no banco não é nada prático. Traz dificuldades para o correntista, que fica impedido de fazer movimentações financeiras e de acessar serviços e benefícios ofertados pela instituição.
Uma conta inativa no banco pode ser encerrada pela instituição financeira caso não haja movimentações num período de 180 dias. Saiba que essa decisão é unilateral.
Na maioria dos casos, há mais vantagens do que desvantagens em reativar a conta corrente. Continue a leitura para decidir o que fazer com uma conta inativa no banco!
Prazos
Uma conta bancária é considerada inativa quando está sem movimentação por 90 dias. Se você é correntista, mas não fez depósitos, transferências e nem usou o cartão de débito durante três meses, sua conta está ociosa, e isso pode lhe causar problemas. Nesse caso, o banco emite um aviso ao cliente e continua a cobrar a tarifa mensal de manutenção.
Passados seis meses de inatividade, o cliente não paga nenhuma taxa; em compensação, a instituição bancária tem o direito de encerrar a conta.
Além da falta de movimentação pelo cliente, um motivo que leva ao “congelamento” da conta é alguma irregularidade nas informações prestadas ao banco, durante o cadastro.
Em qualquer um dos casos, a instituição financeira envia um comunicado por escrito e dá um prazo para adoção de soluções. Se nada for feito, a conta é cancelada definitivamente.
Cobrança de tarifas
Uma vez que as tarifas de manutenção continuam sendo cobradas por até seis meses de inatividade, é fundamental que o cliente fique atento se há saldo disponível.
Isso porque o banco desconta as taxas mensais automaticamente do saldo. Sendo assim, caso não haja dinheiro suficiente para cobrir as despesas, com o passar dos meses a conta ficará negativa, acarretando cobrança de juros.
Por que reativar?
Na maioria das instituições financeiras, é muito simples reativar uma conta sem movimentação. Basta fazer um depósito ou uma transferência de qualquer valor. Depois que a quantia é creditada, ela passa a ser considerada ativa.
Ter uma conta corrente ativa na instituição financeira permite acesso a dezenas de serviços. Os associados Sicredi União PR/SP, por exemplo, têm a oportunidade de fazer investimentos, contratar um plano de previdência privada, fazer consórcios e seguros e solicitar créditos.
Os associados com conta ativa têm direito a cartões que se adaptam e facilitam a rotina. O Sicredi Visa Electron é indicado para pagamento de despesas diárias, o Sicredi Visa Classic é aceito em milhares de estabelecimentos credenciados, e o Sicredi Visa Gold é para quem busca um cartão completo e com serviços exclusivos.
Os investimentos também estão disponíveis para os associados que movimentam a conta corrente. Basta escolher o que melhor se encaixa no perfil de investidor: conservador, moderado e arriscado. A Sicredi União PR/SP tem as melhores soluções para cada um.
Para um futuro confortável, a previdência privada garante uma renda complementar. É um investimento seguro, transparente e rentável para manter seu padrão de vida quando você quiser parar de trabalhar ou diminuir o ritmo.
Não fique com uma conta inativa no banco. Além de gastos desnecessários, você não acessa os benefícios oferecidos pela instituição financeira. A Sicredi União PR/SP oferece soluções para todos os perfis de clientes. Clique no banner e reative o relacionamento com a cooperativa!