DDA: o que é e como funciona?

DDA: o que é e como funciona?

Você recebe um monte de boletos e fica com a sensação de que vai acabar esquecendo algum? Ou quando o boleto chega, mas você não tem tempo de sair para pagar ou até mesmo de imprimir o boleto?

E se nós dissermos que existe uma forma bem mais simples de pagar essas contas, sem complicação e com muito mais controle? 

Pois é, vamos falar sobre o DDA: o que é e como ele pode te ajudar a pagar seus boletos de um jeito muito mais prático no seu dia a dia. Fique com a gente, porque a solução está bem aqui!

DDA: o que é e como funciona

O DDA, ou Débito Direto Autorizado, é um meio de pagamento que permite você visualizar e pagar seus boletos de maneira 100% digital. Com o DDA, você consegue acessar todos os boletos lançados no seu CPF ou CNPJ.

Ou seja, não é mais necessário esperar o boleto chegar pelo correio ou procurar papéis perdidos na gaveta. 

A grande vantagem do DDA é que você tem o controle de todos os pagamentos em um único lugar, e pode realizá-los de qualquer dispositivo conectado à internet, como seu celular ou computador. 

Assim, você não perde mais nenhum vencimento e garante a organização das suas finanças. Isso facilita demais o dia a dia, não é?

Qual a diferença entre DDA e boleto?

Embora o boleto seja a forma tradicional de pagamento, com o DDA você não precisa da versão impressa do boleto. A diferença fundamental é que, no Débito Direto, todos os boletos ficam concentrados em versão digital para você pagar.

Além disso, o DDA te dá mais organização nos seus pagamentos, já que você pode visualizar os boletos, ficar por dentro das suas datas de vencimento e até mesmo pagar direto pelo seu aplicativo.

Qual a diferença entre DDA e Débito Automático? 

Embora ambos sejam bem convenientes, a diferença é que pelo DDA você visualiza os boletos e escolhe o que e quando vai pagar. Você tem total controle sobre os pagamentos.

Enquanto no Débito Automático, o valor da conta é descontado automaticamente da sua conta, sem que você precise fazer nada. Mas isso só funciona para aquelas contas de consumo, como conta de luz, internet e por aí vai.

Por que alguns boletos não aparecem no DDA?

Alguns boletos não aparecem no DDA porque são contas de consumo público, portanto, não estão disponíveis para esse sistema. As contas que não aparecem via DDA são:

  • boletos de tributos — contas como IPVA, IPTU e outros impostos;
  • contas de serviço público — água, luz, internet e telefone também não podem ser pagas pelo DDA porque são considerados consumos públicos, lembra?

Porém, mesmo que esses boletos não apareçam no DDA, você ainda pode pagá-los facilmente pelo Débito Automático.

Quais boletos aparecem no DDA?

Os boletos que podem ser pagos pelo DDA são as mensalidades de condomínio, boletos de plano de saúde e mensalidades de escolas. Para começar a usar o Débito Direto, basta habilitar a função com a sua instituição financeira e pronto!

Como ativar o DDA?

Agora que você sabe o que é DDA, que tal ativar na sua conta Sicredi? Você pode fazer isso tanto pelo aplicativo quanto pelo Internet Banking. Basta acessar a área de pagamentos e seguir as orientações para ativar a função.

Depois de ativado o DDA, você vai conseguir pagar seus boletos no digital, sem precisar se preocupar em perder os vencimentos ou digitar códigos de barras.

Com as opções da Sicredi Pagamentos, você tem tudo à sua mão para quitar suas contas na hora que quiser! Seja pelo tablet, computador, telefone ou até mesmo nas nossas agências ou agentes credenciados, sempre há uma facilidade para você.

E se preferir, ainda tem a possibilidade de utilizar o Débito Automático, para aqueles pagamentos que você quer deixar no piloto automático, sabe?

Se você ainda não tem o Cartão de Crédito Sicredi, ele também oferece uma série de vantagens, como o Programa de Recompensas, onde você acumula pontos e troca por benefícios incríveis, como milhas para as viagens que você sonha.

Ser associado da Sicredi é poder contar quando precisar. Abra uma conta!

Compartilhar esse post:
Nerau