Dia C: Ação de cooperativas arrecada 3,5 toneladas de alimentos na região de Londrina
A união de sete cooperativas – Sicredi Dexis, Integrada, Sisprime, Cocamar, Unicred , Sicoob Ouro Verde e Cresol -, na ação Pedágio Solidário, resultou na arrecadação de 3,5 toneladas de alimentos que irão para a mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade social. A ação, em comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C) se encerrou no último sábado, 1 de julho, com a entrega de todos os mantimentos arrecadados no pedágio solidário realizado em supermercados de Londrina e região, ao Mesa Brasil, programa do Sesc com atuação nacional, mas que em Londrina e outros sete municípios da região atende a 90 entidades.
A Cerimônia de entrega foi coroado com a apresentação musical de Débora Saturno, regida pela maestrina Viviane Steiner, do Instituto União para a Vitória, com o qual a Sicredi Dexis mantém parceria há vários anos.
Este é o segundo ano que a ação do Dia C reúne as cooperativas, com doação ao Mesa Brasil. “É uma parceria muito importante e queremos que se repita por muitos anos”, comentou a assistente da gerência do Sesc, Yuka Toyama. Segundo ela, o programa atende a 18 mil pessoas, sendo que 3,5 mil são entregas de alimentos direto a famílias – as demais são atendidas pelas entidades cadastradas no programa.
“Nossa ação significa o cooperativismo, a intercooperação. Durante três sábados seguidos os colaboradores das cooperativas deixaram seus familiares e todos os seus afazeres para estarem contribuindo com uma causa tão importante. Nós, da Sicredi Dexis, tivemos o prazer de participar com mais de 50 colaboradores. Foi uma ação muito bonita”, comentou a gerente da agência Tiradentes da Sicredi Dexis, Suelen Lopes.
Representantes de entidades participaram da entrega dos alimentos e ressaltaram a importância das doações. Viviane Cavazaki, da Associação Mãos Estendidas, de Londrina, informou que a entidade atende a 350 famílias. “Nós conhecemos a realidade e a necessidade de cada uma dessas famílias e cada quilo de alimento faz a diferença na vida delas”.
O representante da LBV Paulo César de Araújo também ressaltou o quanto as entidades precisam das doações e o quanto se empenham para que cada quilo de alimento chegue à mesa dos que mais precisam.
A assistente social da Casa de Apoio Madre Leonia, Joseane Dias, disse que em 2022 a entidade ofertou mais de 22 mil refeições a pacientes e familiares atendidos no Hospital do Câncer de Londrina. A Casa de Apoio completou 30 anos e se mantém, basicamente, com doações.
O Dia C é comemorado sempre no primeiro sábado de julho e materializa o compromisso das cooperativas com a sociedade. O objetivo é executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias.