Dicas para sua segurança digital
Estamos cada vez mais conectados. Seja no trabalho ou na vida pessoal, a internet já tem um lugar mais que reservado nas nossas atividades. Hoje — com seu smartphone — sua vida financeira está, literalmente, na palma da sua mão. Junto de toda a facilidade de uma rotina conectada, surgiram também novos riscos relacionados à sua segurança no ambiente online. Você sabe identificar possíveis tentativas de fraudes financeiras no digital? Está preparado para evitar golpes? Continue lendo e descubra.
Evite armadilhas virtuais: aprenda a identificar golpes e fraudes financeiras
Sabia que o Brasil está entre os países com mais vítimas de golpe envolvendo canais financeiros? Segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 46% dos internautas brasileiros foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro nos 12 meses anteriores à realização da pesquisa. Saber identificar os vários tipos de ameaças cibernéticas que podem comprometer sua privacidade — e seus recursos — é essencial para ficar de fora dessas estatísticas. Para te ajudar nisso, listamos alguns dos golpes mais comuns do momento. Atente-se a essas situações de risco que podem se apresentar no seu dia a dia:
- Golpe por WhatsApp: o objetivo desse golpe é clonar o seu WhatsApp. Geralmente, os golpistas fingem fazer parte do time de atendimento de sites de compra para roubar a sua conta no aplicativo e usar a sua foto para se passar por você — enviando mensagens aos seus contatos frequentes “para pedir ajuda financeira”.
- Ligações falsas: nesses casos, por mais que o contexto varie, a intenção sempre é conseguir informações pessoais e dados bancários para utilizá-los indevidamente. Para isso, é comum que os golpistas se passem por funcionários de instituições financeiras que precisam de informações confidenciais para “confirmar transações realizadas na sua conta”.
- Golpe da confirmação de dados: se alguém entrar em contato com você — seja por ligação, mensagem ou por aplicativos de conversa — e solicitar a “confirmação de informações pessoais”, dizendo ser prestador de serviços de uma empresa que você tenha algum vínculo, desconfie. O nome dos seus pais, seu aniversário, endereço ou CPF podem ser o bastante para que criminosos tentem abrir contas ou até mesmo realizar empréstimos no seu nome.
- Golpe do empréstimo: nessa fraude, um suposto atendente de uma instituição financeira entra em contato por ligação, e-mail ou aplicativo de conversa, dizendo que “seu perfil foi analisado e que há uma oferta de crédito fácil para você”. Contudo, os golpistas pedem que você realize uma transferência para “liberar o valor total do crédito”. Assim que você transfere, o contato é encerrado e nenhum empréstimo é, de fato, realizado.
- Phishing: por e-mails ou mensagens falsas, os criminosos tentam induzir você a clicar em links maliciosos ou fornecer dados confidenciais ao preencher formulários em páginas falsas que capturam suas informações. Alguns tipos muito comuns são e-mails ou SMS em nome de instituições financeiras, informando “irregularidades em seu cadastro que podem levar ao bloqueio da sua conta” e direcionando você a uma página falsa; e também e-mails ou SMS com links maliciosos informando a “necessidade de atualização cadastral” e solicitando senhas e informações pessoais.
- Sites falsos: páginas falsas, cópias quase idênticas de lojas conceituadas, são criadas com ofertas praticamente irrecusáveis, “anunciando produtos muito abaixo dos preços de mercado”. Tudo para que as transferências ou boletos tenham seus valores creditados na conta de golpistas ou para que os dados do seu cartão sejam capturados para compras fraudulentas.
- Golpe do falso motoboy: nessa fraude, geralmente alguém te liga e se passa por atendente de uma instituição financeira, “avisando que sua conta foi vítima de transações suspeitas”. O golpista solicita sua senha “para que consiga bloquear seu cartão” e, em seguida, avisa que um motoboy irá ao seu endereço para “trocar seu cartão por um novo, ou coletá-lo para um descarte correto”.
- Golpe do suporte técnico: alguém entra em contato com você por telefone, se passando por técnico de empresas conhecidas como Microsoft ou Apple, e tenta convencê-lo a “fornecer acesso remoto ao seu computador para prestar suporte” — com a intenção de coletar informações confidenciais.
- Golpe do investimento: golpistas oferecem “oportunidades de investimento extremamente lucrativas com altos retornos em pouco tempo”. Durante os contatos, informações falsas são utilizadas para tentar persuadi-lo a investir em esquemas fraudulentos.
- Boletos falsos: boletos legítimos de empresas famosas são alterados com o objetivo de fazer você pagar por produtos ou serviços inexistentes. Os envios dos boletos falsos geralmente são feitos por e-mail.
- Doações falsas: aproveitando-se da generosidade das pessoas, golpistas entram em contato e “pedem doações para caridade”, criando campanhas falsas de arrecadação de fundos para causas que sequer existem, ou até mesmo usando o nome de causas existentes.
Sim, o assunto é sério. Mas não estamos aqui para que você fique preocupado; estamos aqui para compartilhar informações úteis que podem te ajudar a se proteger. É por isso que listamos várias medidas que você pode adotar desde já para garantir mais segurança nas suas operações online. Vamos lá?
Saiba como se proteger na internet
Para contribuir com a sua proteção no ambiente virtual, além das informações sobre as tentativas de fraudes online, listamos a seguir algumas dicas essenciais para manter suas informações protegidas:
- Habilite a verificação em duas etapas no WhatsApp: essa medida garante proteção extra para evitar que sua conta seja clonada. Tanto em dispositivos iOS quanto Android, a opção “Confirmação em duas etapas” pode ser ativada nas configurações de “Conta”.
- Exiba sua foto somente para contatos de confiança no WhatsApp: assim você evita que sua foto de perfil seja utilizada indevidamente em tentativas de fraude por pessoas que se passem por você. Nas configurações de “Conta”, acesse “Privacidade” e em “Fotos de perfil” escolha a opção “Meus contatos”.
- Encerre as sessões ativas ao utilizar o WhatsApp Web em computadores: evite que outras pessoas acessem suas conversas caso você tenha esquecido sessões abertas no WhatsApp Web. Basta acessar “WhatsApp Web” e em seguida “Desconectar de todos os aparelhos” em dispositivos iOS, ou “Sair de todas as sessões” em dispositivos Android.
- Utilize senhas fortes e únicas: evite datas ou nomes de parentes, por exemplo. Priorize senhas com 8 ou mais caracteres, letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais para dificultar que outras pessoas possam descobri-las.
- Verifique a segurança dos sites que acessa: o “s” do “https” no endereço é um indicativo de que a comunicação entre o seu computador e o site acessado é criptografada. O cadeado antes do endereço também indica que a conexão é segura.
- Atente-se aos remetentes dos e-mails recebidos: desconfie de mensagens suspeitas. Por mais que seu gerenciador de e-mail possivelmente já filtre algumas mensagens para a caixa de spam, ainda é preciso ter atenção aos mínimos detalhes na sua caixa de entrada.
- Mantenha seus softwares atualizados: tanto no celular quanto no computador, manter o sistema operacional atualizado garante que você tenha sempre a última versão, com as correções de segurança mais recentes. E, é claro, nunca baixe atualizações de sites desconhecidos que oferecem atualizações “do nada” — use apenas a sua loja de aplicativos, por exemplo.
- Nunca clique em links suspeitos: seja no WhatsApp, por SMS ou e-mail, clicar em links suspeitos pode expor seu computador ou smartphone a vírus ou softwares maliciosos capazes de roubar seus dados.
- Utilize o cartão virtual para compras online: nunca deixe os dados do seu cartão de crédito salvos em plataformas e não utilize seu cartão físico em compras online. Para garantir ainda mais segurança às suas transações online, use o cartão virtual — ele tem numeração, validade e código de segurança (CVV) diferentes do seu cartão físico e, em alguns casos, o CVV é temporário.
Saiba mais sobre o Cartão Sicredi Virtual
- Não salve informações sigilosas no seu celular: tanto em aplicativos de anotações no aparelho ou em trocas de mensagem no WhatsApp e aplicativos similares, jamais deixe senhas ou informações do tipo escritas nas conversas.
- Verifique a veracidade de mensagens: ao receber pedidos de ajuda financeira no WhatsApp, por exemplo, sempre entre em contato com a pessoa por ligação telefônica ou pessoalmente e nunca faça transações sem a certeza de que não se trata de um golpe.
Essas são algumas dicas para te ajudar a manter seus dados protegidos e, consequentemente, seus recursos. Sempre atente-se aos detalhes e adote o máximo de medidas possíveis para a sua segurança digital.
No Sicredi, a segurança dos nossos associados é o nosso compromisso.
Nós levamos a sua segurança a sério. Nunca entraremos em contato com você para atualizar cadastro ou solicitar dados como senha ou código de ativação de dispositivos. Essas informações são exclusivas para que você realize suas operações somente em nossos canais oficiais. Jamais repasse esses dados ou digite-os em sites que não façam parte dos canais oficiais do Sicredi.
Se precisar, entre em contato com a gente apenas através dos nossos Canais de Atendimento oficiais ou converse diretamente com o seu gerente.
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Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.