Evento sobre inovação reúne mais de 100 mulheres no Espaço Dexis Londrina
Mais de 100 mulheres foram recebidas no Espaço Dexis, em Londrina, na noite de quarta-feira (22 de março), para o evento Elas Inovam, realizado em parceria com o Sebrae Londrina, Peiex (Programa de Qualificação para Exportação) e Cacinp (Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Norte do Paraná).
“Estávamos gestando esse evento desde o início do ano, com o objetivo de mostrar a força empreendedora da mulher e também o quanto a Sicredi Dexis pode apoiá-las”, comentou a gerente da agência Sicredi Dexis Santos Dumont, Vania Pereira. O sistema Sicredi tem realizado captações no mercado nacional e internacional para fomentar o crédito e tem uma atenção especial em direcionar recursos para o empreendedorismo feminino.
Só no ano passado, a instituição realizou mais de 134 mil operações, concedendo R$ 4,6 bilhões em crédito para mulheres empreendedoras. “Podemos ajudar muitas mulheres a empreender e realizarem seus sonhos”, complementou Vânia. Segundo dados do Sebrae, no Paraná há cerca de 560 mil mulheres empreendedoras.
No evento “Elas Inovam”, quatro empresárias apresentaram seus trabalhos e a jornada percorrida para concretizar seus sonhos, o que envolveu muitos estudos, erros, acertos e assessorias especializadas, como as do Sebrae e Peiex.
Falaram sobre suas atividades a agropecuarista Carla Rossato, a advogada Elizângela Abigail Sócio Ribeiro, a psicóloga Salete Arenales e a administradora de empresas Fernanda Graziela. Carla Rossato destacou o papel da tecnologia para otimizar custos e resultados. “No agro, somos uma empresa a céu aberto e não colocamos preços em nossos produtos. Precisamos inovar o tempo todo e buscar formas de economizar”, disse ela, que vem de uma sucessão familiar planejada e por opção, já que seus pais ainda continuam ativos. Carla está à frente de vários empreendimentos familiares. “Gosto de falar do meu trabalho e incentivar outras mulheres. Não tem o que a gente não possa fazer. Tem o que a gente não sabe fazer, mas podemos aprender”, foi o seu recado.
A advogada Elizângela Abigail decidiu empreender, junto com o marido, também advogado, numa área totalmente diferente. Após várias pesquisas e treinamentos, eles abriram, em Londrina, a Zaitt, primeira loja de rua autônoma na América Latina. “Ainda estamos aprendendo muita coisa, mas está tendo uma ótima aceitação por parte dos moradores”.
A psicóloga Salete Arenales desenvolveu um jogo para facilitar a abordagem clínica dos adolescentes, exportado para seis países. Ela tentou, durante a pandemia, tornar o jogo, que é físico, em digital. “Não foi uma boa experiência, tive muitos gastos e pouco retorno e achei melhor engavetar esse projeto”, testemunhou. Mas ao lado de uma iniciativa que não teve sucesso, ela descobriu outra atividade no campo digital que a ajudou a superar os desafios financeiros impostos pela pandemia. “Eu descobri uma grande demanda por capacitação online e atendimento a pais de adolescentes, e hoje ministro cursos de capacitação para profissionais que trabalham com adolescentes e para seus pais”, relatou.
A experiência da empresária e administradora Fernanda Graziela também foi repleta de novos aprendizados e dedicação. Durante a pandemia, ela e o marido – ele trabalhava com transportes de cargas em caminhões– viram as atividades reduzirem e resolveram apostar no e-commerce. “Tivemos que fazer muitas inovações, foi uma jornada estressante, mas compensadora”, disse. Hoje, o casal está à frente da ExLog Transporte e Logística, com sede em Arapongas e uma das importantes transportadoras do ramo de e-commerce do Estado.