Expansão global do cooperativismo: entenda a importância das cooperativas no Brasil e no mundo

Expansão global do cooperativismo: entenda a importância das cooperativas no Brasil e no mundo

Tanto no Brasil quanto no cenário internacional, os resultados positivos das cooperativas demonstram que a colaboração é uma das maneiras mais efetivas de lidar com os obstáculos da atualidade. Por meio de soluções coletivas, atendimento próximo, compromisso com as pessoas e com o desenvolvimento das regiões em que estão inseridas, as cooperativas trazem contribuições cada vez mais significativas para a sociedade e têm a chance de se tornarem protagonistas na criação de um futuro próspero. Com mais de 250 mil associados e presente em mais de 100 municípios, a Sicredi Dexis — 3ª maior cooperativa do Brasil — faz parte de tudo isso. Continue lendo e saiba mais detalhes sobre a relevância do cooperativismo como um todo, além dos números recentes do ramo Crédito e o que isso representa nos dias de hoje.

Os números do cooperativismo no mundo

Segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional, nos últimos anos o número de cooperativas no mundo ultrapassou a marca de 3 milhões.

Em 2019, havia 1 bilhão de cooperados em todo o mundo. O número representa 12% da humanidade.

Mais de 280 milhões de empregos são gerados por cooperativas. Isso equivale a 4% da população mundial.

E uma curiosidade interessante: se todas as cooperativas fossem um país, juntas elas seriam a 8ª maior economia do mundo.

Sim, essas informações são referentes ao cooperativismo em geral, considerando os ramos: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Saúde; Trabalho, produção de bens e serviços; e Transporte.

Daqui em diante, vamos falar um pouco mais sobre os números do cooperativismo no Brasil — que possui 8 das 300 maiores cooperativas do mundo — e também, especificamente, do ramo Crédito — que representa 12,18% do mercado financeiro mundial. Vamos lá?

Os números do cooperativismo no Brasil

Conforme os dados do cooperativismo brasileiro — disponibilizados pelo Sistema OCB — no AnuárioCoop 2022:

  • O ramo Agropecuário conta com 1.170 cooperativas, 1.024.605 cooperados e 239.628 empregados.
  • O ramo Consumo conta com 247 cooperativas, 2.053.622 cooperados e 14.896 empregados.
  • O ramo Infraestrutura conta com 263 cooperativas, 1.241.109 cooperados e 7.026 empregados.
  • O ramo Saúde conta com 767 cooperativas, 318.704 cooperados e 126.796 empregados.
  • O ramo Trabalho, produção de bens e serviços conta com 688 cooperativas, 192.874 cooperados e 9.750 empregados.
  • O ramo Transporte conta com 982 cooperativas, 99.279 cooperados e 5.800 empregados.
  • Por fim, o ramo Crédito conta com 763 cooperativas, 13.956.975 cooperados e 89.381 empregados.

Tendência no mundo, o Cooperativismo de Crédito ganha força enquanto alternativa aos modelos tradicionais de grandes bancos. Com mais de um século de existência no Brasil, por meio das cooperativas, o ramo Crédito traz condições mais adequadas à realidade financeira dos seus cooperados. Continue lendo e entenda como isso acontece.

Cooperativismo de Crédito tem quase 14 milhões de associados no Brasil

Segundo os dados mais recentes do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions — Woccu), o segmento do Cooperativismo de Crédito conta com quase 394 milhões de associados e aproximadamente 88 mil cooperativas em 118 países. A taxa de penetração do segmento — calculada ao dividir o número total de membros de cooperativas de crédito pela população economicamente ativa (15 a 64 anos) — é de 12,69% no mundo, 16,50% na América Latina e 9,16% no Brasil.

Aliás, no Brasil, as instituições financeiras cooperativas vêm ganhando cada vez mais espaço. A expansão da cultura do cooperativismo e o crescimento do modelo ficam evidentes ao observar os números mais recentes. Apenas no ramo Crédito, o país já soma 13,9 milhões de cooperados, sendo 12,3 milhões pessoas físicas (aumento de 13% em relação ao ano anterior) e 2,1 milhões pessoas jurídicas (aumento de 17% em relação ao ano anterior), segundo informações do FGCoop sobre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil a funcionar — disponibilizadas também no AnuárioCoop 2022.

Ao olharmos para o Panorama do Cooperativismo de Crédito no Brasil, mais especificamente para os estados do Paraná e São Paulo, os dados mais recentes são:

  • O Paraná conta com 54 cooperativas, 2.467.772 cooperados e 17.044 empregados.
  • Já São Paulo conta com 161 cooperativas, 1.085.929 cooperados e 6.887 empregados.

Os números demonstram o quanto o cooperativismo de crédito tem presença marcante nesses estados, que são também a área de atuação da Sicredi Dexis:

  • Nossa cooperativa atende mais de 100 municípios;
  • Conta com mais de 250 mil associados;
  • Possui mais de 1.350 colaboradores;
  • E é a 3ª maior do Brasil.

Nós fazemos parte de um segmento que, atualmente, se consolida como um dos principais agentes de inclusão financeira. Isso porque o cooperativismo vai além da simples prestação de serviços financeiros, ele é capaz de transformar a sociedade.

Um propósito que vai além das soluções financeiras

Por meio de um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foram cruzadas informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e analisados dados econômicos de todas as cidades brasileiras entre 1994 e 2017. A conclusão a que se chegou é que os municípios com a presença de cooperativas de crédito incrementam seu Produto Interno Bruto (PIB) per capita em até 5,6%, criam até 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumentam seu número de comércios em até 15,7%, estimulando o empreendedorismo local.

Presente em mais da metade dos municípios do Brasil, o cooperativismo de crédito é a única opção em 754 cidades onde não existem outras instituições financeiras.

Sem falar que, por chegar a regiões mais complexas para a rede bancária tradicional conseguir operar, o cooperativismo desempenha um papel importantíssimo em municípios menores. Com a preocupação voltada às comunidades em que estão inseridas, as cooperativas tendem a investir em projetos diversos, além de ações voltadas à educação financeira e a melhorias reais na vida da população.

Nas cooperativas, todos os associados são donos do negócio e participam das decisões a serem tomadas. O relacionamento vai muito além de atender às necessidades específicas dos associados por meio de soluções financeiras. Mais que apenas negócios, o cooperativismo fomenta a convivência, a troca de experiências e a transformação das comunidades em que se faz presente. É esse poder transformador do cooperativismo que é a chave para melhorar a qualidade de vida das pessoas, impulsionar o desenvolvimento da sociedade em várias esferas e — o mais importante — criar alicerces para um futuro próspero.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi

Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Compartilhar esse post:
Nerau