Facilidade e Conveniência: Depósito de Cheques nos Canais Digitais Sicredi

Facilidade e Conveniência: Depósito de Cheques nos Canais Digitais Sicredi

Você sabia que no Sicredi é possível depositar seus cheques pelo WhatsApp, Aplicativo Sicredi ou pelo Internet Bank? Incrível, não é mesmo? A tecnologia vem transformando diariamente a maneira como realizamos diversas transações financeiras tradicionais, e a Sicredi Dexis está sempre buscando maneiras inovadoras de facilitar a vida dos seus associados. Neste blog, vamos apresentar três formas práticas e seguras de depositar cheques, utilizando o WhatsApp, com a ajuda do Théo, nosso assistente virtual, e pelo App e Internet Bank do Sicredi. É só seguir o passo a passo!

Depósito de Cheques pelo WhatsApp:

Vamos começar com a opção super prática de depositar cheques pelo WhatsApp. Você pode fazer tudo isso com apenas alguns cliques no seu smartphone, de forma rápida e descomplicada. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo WhatsApp em seu smartphone.
  2. Inicie uma conversa pelo WhatsApp Oficial do Sicredi: (51) 3358-4770.
  3. O Théo, nosso assistente, irá interagir com você e pedir para inserir as informações necessárias, começando pela sua identificação pelo CPF, CNPJ ou Cooperativa.
  4. Selecione a opção correspondente a cheques e siga o passo a passo com o Théo.
  5. No primeiro uso, leia e confirme os Termos de Uso.
  6. Em seguida, preencha o cheque com o valor que será depositado. Fotografe frente e verso da folha, garantindo que a foto fique legível. 
  7. Confira os detalhes e certifique-se de que estão corretos. Confirme a operação e pronto, está feito o depósito!

O Sicredi enviará as informações para creditar o valor na sua conta. Você pode consultar o depósito em seu extrato, ou acessando o aplicativo na opção de “Cheques”.

Depósito de Cheques pelo Internet Bank:

O Internet Bank do Sicredi oferece diferentes opções para você depositar seus cheques de forma conveniente e segura. Escolha a opção que melhor se adequa a você:

> Leitora de Cheques: Caso você possua uma leitora de cheques, basta conectá-la ao seu computador e seguir as etapas abaixo:

  1. Acesse o Internet Bank do Sicredi em seu computador. Clique em “Conta corrente” no menu superior.
  2. No menu lateral, em Depósito de Cheques, clique em “Depositar”. No primeiro uso, leia e aceite os Termos de Adesão antes de avançar.
  3. Faça a validação do token.
  4. Insira o cheque na leitora, que já deverá estar instalada no seu computador, e aguarde o reconhecimento automático.
  5. Insira o valor novamente e clique em “Finalizar”.

Você receberá o comprovante de solicitação de depósito. Os dados serão conferidos para o valor ser creditado na sua conta.

> Scanner: Se você possui um scanner, siga as etapas abaixo para fazer o depósito do cheque:

  1. Acesse o Internet Bank do Sicredi em seu computador. Clique em “Conta corrente” no menu superior.
  2. No menu Depósito de Cheques, clique em “Depositar”. No primeiro uso, leia aceite os Termos de Adesão antes de avançar.
  3. Faça a validação do token.
  4. Coloque o cheque corretamente posicionado no scanner. Selecione “Digitalizar” para o procedimento iniciar.
  5. Verifique se as imagens digitalizadas estão legíveis e todas as informações estão visíveis.
  6. Confirme o depósito após a verificação das informações.

Você receberá um comprovante de solicitação de depósito. Os dados serão conferidos e creditados na sua conta.

> Upload de Imagem: Você também pode optar pelo upload de imagens. Basta também seguir as etapas abaixo:

  1. Acesse o Internet Bank do Sicredi em seu computador ou smartphone. Clique em “Conta corrente” no menu superior.
  2. No menu lateral, em Depósito de Cheques, clique em “Depositar”. No primeiro uso, leia e aceite os Termos de Adesão antes de avançar.
  3. Faça a validação do token.
  4. Selecione a opção “Importar”.
  5. Tire uma foto nítida e bem iluminada da frente e do verso do cheque (em PNG ou JPEG, com no mínimo 200 dpi).
  6. Faça o upload das imagens e verifique se todas as informações estão visíveis.
  7. Insira o valor e confirme o depósito após a verificação das informações.

Você receberá um comprovante de solicitação de depósito. Os dados serão conferidos e creditados na sua conta corrente.

É importante ressaltar que tanto a opção de leitora de cheques quanto a opção de scanner estão disponíveis apenas para uso em computadores. Já a opção de upload de imagem pode ser realizada tanto em dispositivos móveis quanto em computadores, desde que o Internet Bank do Sicredi esteja acessível.

Depósito de Cheques pelo Aplicativo:

O primeiro passo é fazer a preparação do cheque. Na frente do cheque você deve preencher o nome do favorecido e fazer o cruzamento simples (dois traços paralelos no canto superior esquerdo).

  1. Selecione o Menu de Cheques.
  2. Escolha a opção Depósito de Cheques.
  3. Confira as instruções e avance.
  4. Através da câmera do celular, capture o verso do cheque.
  5. Vai aparecer uma tela com a confirmação da imagem. Caso não esteja nítida, pode ser refeita a foto. Caso esteja correto, confirme a foto.
  6. Informe o valor do cheque.
  7. Confira os dados.
  8. Confirme a Assinatura Eletrônica.
  9. Aguarde o processamento.
  10. Seu cheque foi enviado para a análise. Agora é preciso aguardar o prazo de análise.
  11. Após o depósito o associado pode consultar o status no Menu Cheques Opção Consulta de Depósito. 

O horário de funcionamento para Depósito de Cheque nos Canais Digitais pelo WhatsApp, Aplicativo e pelo Internet Banking é das 00h30 às 21h (horário de Brasília), de segunda a sexta, exceto em feriados nacionais. Você pode consultar o depósito em seu extrato, ou acessando o aplicativo na opção de “Cheques”. Não poderia ser mais fácil!

Agora que você tem todas as informações sobre o depósito de cheques nos canais digitais do Sicredi, aproveite essa facilidade e comodidade para agilizar suas transações financeiras. E, se ficou alguma dúvida, preparamos uma lista de Dúvidas Frequentes para você:

Dúvidas Frequentes:

Aqui estão algumas perguntas que você pode ter sobre o depósito de cheques nos canais digitais do Sicredi. Vamos lá!

1 – Como posso confirmar que meu depósito foi concluído?

Você pode consultar o depósito em seu extrato, ou acessando o aplicativo na opção de “Cheques”.

2 – Meu depósito foi rejeitado. Preciso ir até uma agência?

Não é necessário ir até uma agência. Em caso de rejeito, será informado o motivo da rejeição, por exemplo: “Nominativo não preenchido”, e, neste caso, basta acrescentar o beneficiário e realizar o depósito novamente. O motivo do rejeito deve ser avaliado antes da reapresentação.

3 – Se o meu cheque for devolvido, o que faço?

Em caso de devolução, vá até a agência do Sicredi mais próxima para que seja realizado o carimbo de devolução.

4 – Antes de depositar meu cheque, o que preciso avaliar?

Verifique se a folha está em boas condições e se constam as seguintes informações: Valor numérico preenchido, valor por extenso preenchido, valor nominal preenchido, data de emissão e assinatura.

5 – Realizei meu depósito, agora preciso entregar o cheque na agência?

Se o seu depósito foi concluído e não ocorreu devolução deste cheque, o mesmo pode ser descartado. O seu depósito foi concluído e o valor liberado em sua conta.

6 – Por quanto tempo preciso guardar meu cheque?

Caso não seja devolvido, pode ser descartado no período de 7 dias úteis. Recomendamos triturar a folha de cheque, para garantir o sigilo das informações pessoais.

Site do Sicredi
Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Compartilhar esse post:
Nerau