Facilidade e Conveniência: Depósito de Cheques nos Canais Digitais Sicredi
Você sabia que no Sicredi é possível depositar seus cheques pelo WhatsApp, Aplicativo Sicredi ou pelo Internet Bank? Incrível, não é mesmo? A tecnologia vem transformando diariamente a maneira como realizamos diversas transações financeiras tradicionais, e a Sicredi Dexis está sempre buscando maneiras inovadoras de facilitar a vida dos seus associados. Neste blog, vamos apresentar três formas práticas e seguras de depositar cheques, utilizando o WhatsApp, com a ajuda do Théo, nosso assistente virtual, e pelo App e Internet Bank do Sicredi. É só seguir o passo a passo!
Depósito de Cheques pelo WhatsApp:
Vamos começar com a opção super prática de depositar cheques pelo WhatsApp. Você pode fazer tudo isso com apenas alguns cliques no seu smartphone, de forma rápida e descomplicada. Basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo WhatsApp em seu smartphone.
- Inicie uma conversa pelo WhatsApp Oficial do Sicredi: (51) 3358-4770.
- O Théo, nosso assistente, irá interagir com você e pedir para inserir as informações necessárias, começando pela sua identificação pelo CPF, CNPJ ou Cooperativa.
- Selecione a opção correspondente a cheques e siga o passo a passo com o Théo.
- No primeiro uso, leia e confirme os Termos de Uso.
- Em seguida, preencha o cheque com o valor que será depositado. Fotografe frente e verso da folha, garantindo que a foto fique legível.
- Confira os detalhes e certifique-se de que estão corretos. Confirme a operação e pronto, está feito o depósito!
O Sicredi enviará as informações para creditar o valor na sua conta. Você pode consultar o depósito em seu extrato, ou acessando o aplicativo na opção de “Cheques”.
Depósito de Cheques pelo Internet Bank:
O Internet Bank do Sicredi oferece diferentes opções para você depositar seus cheques de forma conveniente e segura. Escolha a opção que melhor se adequa a você:
> Leitora de Cheques: Caso você possua uma leitora de cheques, basta conectá-la ao seu computador e seguir as etapas abaixo:
- Acesse o Internet Bank do Sicredi em seu computador. Clique em “Conta corrente” no menu superior.
- No menu lateral, em Depósito de Cheques, clique em “Depositar”. No primeiro uso, leia e aceite os Termos de Adesão antes de avançar.
- Faça a validação do token.
- Insira o cheque na leitora, que já deverá estar instalada no seu computador, e aguarde o reconhecimento automático.
- Insira o valor novamente e clique em “Finalizar”.
Você receberá o comprovante de solicitação de depósito. Os dados serão conferidos para o valor ser creditado na sua conta.
> Scanner: Se você possui um scanner, siga as etapas abaixo para fazer o depósito do cheque:
- Acesse o Internet Bank do Sicredi em seu computador. Clique em “Conta corrente” no menu superior.
- No menu Depósito de Cheques, clique em “Depositar”. No primeiro uso, leia aceite os Termos de Adesão antes de avançar.
- Faça a validação do token.
- Coloque o cheque corretamente posicionado no scanner. Selecione “Digitalizar” para o procedimento iniciar.
- Verifique se as imagens digitalizadas estão legíveis e todas as informações estão visíveis.
- Confirme o depósito após a verificação das informações.
Você receberá um comprovante de solicitação de depósito. Os dados serão conferidos e creditados na sua conta.
> Upload de Imagem: Você também pode optar pelo upload de imagens. Basta também seguir as etapas abaixo:
- Acesse o Internet Bank do Sicredi em seu computador ou smartphone. Clique em “Conta corrente” no menu superior.
- No menu lateral, em Depósito de Cheques, clique em “Depositar”. No primeiro uso, leia e aceite os Termos de Adesão antes de avançar.
- Faça a validação do token.
- Selecione a opção “Importar”.
- Tire uma foto nítida e bem iluminada da frente e do verso do cheque (em PNG ou JPEG, com no mínimo 200 dpi).
- Faça o upload das imagens e verifique se todas as informações estão visíveis.
- Insira o valor e confirme o depósito após a verificação das informações.
Você receberá um comprovante de solicitação de depósito. Os dados serão conferidos e creditados na sua conta corrente.
É importante ressaltar que tanto a opção de leitora de cheques quanto a opção de scanner estão disponíveis apenas para uso em computadores. Já a opção de upload de imagem pode ser realizada tanto em dispositivos móveis quanto em computadores, desde que o Internet Bank do Sicredi esteja acessível.
Depósito de Cheques pelo Aplicativo:
O primeiro passo é fazer a preparação do cheque. Na frente do cheque você deve preencher o nome do favorecido e fazer o cruzamento simples (dois traços paralelos no canto superior esquerdo).
- Selecione o Menu de Cheques.
- Escolha a opção Depósito de Cheques.
- Confira as instruções e avance.
- Através da câmera do celular, capture o verso do cheque.
- Vai aparecer uma tela com a confirmação da imagem. Caso não esteja nítida, pode ser refeita a foto. Caso esteja correto, confirme a foto.
- Informe o valor do cheque.
- Confira os dados.
- Confirme a Assinatura Eletrônica.
- Aguarde o processamento.
- Seu cheque foi enviado para a análise. Agora é preciso aguardar o prazo de análise.
- Após o depósito o associado pode consultar o status no Menu Cheques Opção Consulta de Depósito.
O horário de funcionamento para Depósito de Cheque nos Canais Digitais pelo WhatsApp, Aplicativo e pelo Internet Banking é das 00h30 às 21h (horário de Brasília), de segunda a sexta, exceto em feriados nacionais. Você pode consultar o depósito em seu extrato, ou acessando o aplicativo na opção de “Cheques”. Não poderia ser mais fácil!
Agora que você tem todas as informações sobre o depósito de cheques nos canais digitais do Sicredi, aproveite essa facilidade e comodidade para agilizar suas transações financeiras. E, se ficou alguma dúvida, preparamos uma lista de Dúvidas Frequentes para você:
Dúvidas Frequentes:
Aqui estão algumas perguntas que você pode ter sobre o depósito de cheques nos canais digitais do Sicredi. Vamos lá!
1 – Como posso confirmar que meu depósito foi concluído?
Você pode consultar o depósito em seu extrato, ou acessando o aplicativo na opção de “Cheques”.
2 – Meu depósito foi rejeitado. Preciso ir até uma agência?
Não é necessário ir até uma agência. Em caso de rejeito, será informado o motivo da rejeição, por exemplo: “Nominativo não preenchido”, e, neste caso, basta acrescentar o beneficiário e realizar o depósito novamente. O motivo do rejeito deve ser avaliado antes da reapresentação.
3 – Se o meu cheque for devolvido, o que faço?
Em caso de devolução, vá até a agência do Sicredi mais próxima para que seja realizado o carimbo de devolução.
4 – Antes de depositar meu cheque, o que preciso avaliar?
Verifique se a folha está em boas condições e se constam as seguintes informações: Valor numérico preenchido, valor por extenso preenchido, valor nominal preenchido, data de emissão e assinatura.
5 – Realizei meu depósito, agora preciso entregar o cheque na agência?
Se o seu depósito foi concluído e não ocorreu devolução deste cheque, o mesmo pode ser descartado. O seu depósito foi concluído e o valor liberado em sua conta.
6 – Por quanto tempo preciso guardar meu cheque?
Caso não seja devolvido, pode ser descartado no período de 7 dias úteis. Recomendamos triturar a folha de cheque, para garantir o sigilo das informações pessoais.
Site do Sicredi
Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube