Fórum encerra 2ª edição do Programa Parceiros de Valor
Londrina, na última terça-feira, 29 de novembro, coroou o encerramento da edição 2022 do programa Parceiros de Valor, implantado pela Sicredi Dexis ano passado com o objetivo de capacitar seus associados e fornecedores dentro das normas de Certificação B.
Participaram desta edição 13 fornecedores dos Estados do Paraná e São Paulo, de atuação nas mais diversas áreas. No decorrer do ano, foram realizados encontros de capacitação, com orientação da Rosvale Consultoria. A tônica do programa é despertar nos participantes a reflexão dos impactos de seus negócios nas comunidades onde atuam, implantação de práticas e compreensão da cooperação para alcançar o desenvolvimento sustentável. O programa trabalha cinco pilares: Governança, Colaboradores, Comunidade, Meio Ambiente e Clientes.
“Esse programa é muito importante para nós da cooperativa. Em nosso planejamento estratégico consta ‘vivenciar os princípios do cooperativismo’. Educação, formação e informação é um dos princípios, assim como interesse pela comunidade. Acreditamos que podemos construir juntos uma sociedade mais próspera, promovendo o desenvolvimento econômico e trazendo nossos parceiros para compartilhar conosco os valores que a cooperativa acredita”, destacou o diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, na abertura do evento, que contou também com palestra da diretora da EM Roda Estratégia e Sustentabilidade e integrante da rede de consultores do Instituto Ethos e do Uniethos, Mariana Kholer. Ela abordou o “Contexto da Sustentabilidade e as Forças Impulsionadoras”.
O olhar dos participantes
Para os parceiros que se debruçaram, nos últimos meses, na temática da sustentabilidade, o resultado foi o acúmulo de novos conhecimentos e a certeza de que é sempre possível fazer ajustes para sistematizar novas práticas.
Mário Negrisoli, da empresa Negrisoli & Associados Consultoria e Perícias, considerou o processo bastante interessante. A empresa está há 26 anos no mercado e já com vasto conhecimento em implantação de normas, como a ISO. “Mas a gente mesmo acabava por não seguir as recomendações por sermos uma empresa pequena e por acharmos que não tínhamos estrutura formal de meio ambiente e governança, embora já praticássemos muitas das orientações. O curso, no entanto, nos forneceu ferramentas para mantermos as práticas formalmente”, comentou o empresário. Ele representou a empresa no 2º Fórum ao lado do sócio Flávio Jorge de Souza.
Para o eletricista Maurício Augustinho de Oliveira, fornecedor da Sicredi Dexis há mais de 25 anos, embora tenha uma longa jornada no mercado, “nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos”. Um dos tópicos que mais chamou sua atenção foi o de educação financeira. “Também foi importante falarmos da reciclagem e reutilização de materiais. Tudo tem o lugar certo para descartamos e temos que estar sempre atentos a isso”, ressaltou.
A importância do programa foi evidenciada também por José Carlos Arruda da Silva, da empresa Insight Equipamentos de Segurança. “O programa é muito interessante porque desperta nos fornecedores algo que, talvez, não estivessem enxergando. A cooperativa poderia, simplesmente, nos passar os requisitos necessários para que os fornecedores continuassem fazendo o atendimento. Mas ela não só mostra os requisitos como faz junto, ela não só quer que os fornecedores se compactuam com os mesmos valores, mas ao mesmo tempo ela nos prepara para atender outras grandes empresas com esses mesmos valores”, comentou.
Fórum carbono zero
Alinhada com o tema sustentabilidade e meio ambiente, a cooperativa de crédito Sicredi Dexis fará a compensação das emissões de gases do efeito estufa do evento e também dos deslocamentos dos participantes, transformando-o em fórum carbono zero. A medida conta com apoio da AKVO ESG.
Sistema B
O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta.
De acordo com a apresentação do movimento, “esta é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta”. E ainda que a construção de um novo modelo econômico requer a prática de negócios que equilibrem propósito e lucro.