Iniciativas de ESG da Sicredi Dexis são apresentadas em evento da área ambiental
A extensa lista de iniciativas sustentáveis da Sicredi Dexis foi apresentada no último domingo (dia 20) durante o Ambiental Now, evento que aconteceu em Maringá e reuniu profissionais da área ambiental de várias regiões do país. As boas práticas de ESG, com destaque para as iniciativas ambientais, foram apresentadas pelo diretor executivo da cooperativa de crédito, Rogério Machado.
Com 111 agências no Paraná e em São Paulo e signatária do Pacto Global, a Sicredi Dexis tem a sustentabilidade como propósito, que é ‘construir juntos uma sociedade mais próspera’. “Deixamos de ter um propósito quantitativo, que era estar entre as três maiores cooperativas de crédito do Brasil, o que já foi alcançamos, para ter um propósito qualitativo. Desde 2015 não usamos mais copos e sacolas plásticas nas duas sedes e temos reduzido drasticamente o uso nas agências. Não temos lixeira nas mesas dos colaboradores nem imprimimos contratos, que passaram a ser digitais”.
Machado destacou que além das boas práticas entre os colaboradores, a cooperativa tem investido em projetos sustentáveis nas agências – 32 geram energia fotovoltaica -, compra de energia limpa e de crédito de carbono, além de colocar em funcionamento até o fim do ano uma usina de energia solar em Astorga. As boas práticas serão aplicadas ainda na nova sede em Maringá, que será inaugurada em março, e em Cianorte, que está sendo construída apenas com contêineres e não terá circulação de dinheiro físico.
“Também temos incentivado a adoção da sustentabilidade entre os associados, por meio de linhas de crédito que financiaram mais de 4,5 mil projetos de energia solar. Desenvolvemos um programa, o Parceiros de Valor, voltado para incentivar práticas sustentáveis entre os fornecedores”.
Ainda na palestra, o diretor destacou a gestão democrática e transparente da cooperativa, que incentiva a participação dos associados, e o trabalho do comitê de inclusão, diversidade e equidade, o que garante, por exemplo, não haver diferença nos critérios de promoção e de salário entre os colaboradores. “Trinta por cento do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da cooperativa é formado por mulheres”.