Nesta terça, a Prosa com o Produtor é sobre o Plano Safra
Você já ouviu falar de lastragem de tratores agrícolas? O termo está ligado a maior eficiência das máquinas, melhorando a capacidade de tração e diminuindo o consumo de combustível.
Como produtor, diariamente você utiliza o trator para aumentar a produtividade, facilitar o trabalho rural, reduzir os custos da produção e preparar o meio da melhor forma, cuidando do solo, por exemplo.
Para que a máquina funcione de forma adequada, existem cuidados e adequações que devem ser realizadas rotineiramente. Dessa forma, os tratores agrícolas continuam funcionando com potência e rendendo em sua capacidade máxima.
Entre os reparos necessários, entender o que é lastragem e como lastrear um trator é fundamental para a produtividade da fazenda. Por isso, separamos as informações principais sobre o assunto para que você compreenda-o da melhor forma. Boa leitura!
O significa de lastragem consiste em um procedimento de adequação que nivela a massa dos pneus para que o equilíbrio operacional em tratores seja mantido e seu desempenho seja positivo.
Com o aumento da massa das rodas dos tratores, uma série de vantagens durante o funcionamento da máquina é observada, além da melhoria direta na realização das atividades durante a produção agrícola.
Por meio desse processo, a capacidade de tração, a aderência e a estabilidade das rodas das máquinas agrícolas aumentam, o que garante um preparo mais adequado do solo.
Quando o lastreamento é realizado, a massa do trator aumenta e sua estabilidade durante a locomoção também. Dessa forma, utilizar a máquina se torna mais seguro, principalmente em terrenos molhados.

O balanceamento dos pneus dianteiros e traseiros ainda aumenta a vida útil das rodas e garante maior rendimento delas enquanto o trator trabalha. Por fim, o excesso de patinagem é outro problema solucionado ao lastrar as máquinas.
Todavia, a lastragem excessiva ou realizada de maneira inadequada é um problema, visto que resulta na perda de todos os benefícios. O desempenho do trator diminuirá, o gasto de combustível será maior, haverá mais desgaste das peças e o solo será trabalhado de forma indevida.
Caso feita de forma insuficiente, ou seja, com erro nas quantidades de massa adicionadas às rodas, o trator irá patinar mais, o gasto de combustível aumentará e os pneus serão desgastados rapidamente.
Existem dois tipos de lastragem que podem ser feitas em um trator agrícola: a líquida e a sólida.
O lastro líquido consiste em adicionar água nos pneus de acordo com a recomendação do fabricante.
A lastragem sólida pode ser feita pela adição de discos metálicos nas rodas traseiras ou pela aplicação de placas de metal na parte dianteira do trator.
Entender como realizar a lastragem está diretamente relacionado com as indicações de fábrica. Por isso, pesquise qual a marca do pneu e realize o processo como pede o fornecedor, para evitar problemas.
O ideal é que a lastragem proporcione, aos tratores, patinagem das rodas motrizes entre 10 e 15% em terrenos agrícolas. Uma dica para saber se o procedimento foi feito de forma ideal é analisar as marcas dos pneus no solo.
Quando feito de forma ideal, as rodas deixam formas bem evidentes no chão, o que demonstra que o trator está preparando o terreno como deveria.

Realizar a lastragem dos tratores garante que eles funcionem como devem, aumentam a vida útil dos pneus e proporcionam um maior rendimento na preparação do solo.
Com essas dicas, fica mais simples preparar o seu terreno. Existem outras informações e soluções importantes para o produtor rural e a Sicredi União PR/SP te ajuda a conquistar cada uma delas. Clique na imagem abaixo e confira!
Matérias que você pode gostar
Carregar mais matérias