Nova sede do Sicredi reafirma o compromisso com a sociedade
Planejada para ser sustentável e inclusiva, a nova sede da Sicredi União surge no céu de Maringá, Paraná, como um novo marco arquitetônico e ponto turístico na Cidade Canção.
Com projeto assinado pelo arquiteto Edson Yabiku e pelo engenheiro civil Wilson Yabiku, a estrutura física da nova sede da Sicredi União PR/SP é distribuída em duas torres com sete andares e 20 mil metros quadrados de construção.
O térreo será destinado para áreas comuns com um grande átrio em conjunto com um auditório com capacidade de 450 pessoas, além de espaços para escritórios para coworking e startups.
No primeiro subsolo, bicicletário e vestiários estarão à disposição de funcionários e visitantes como um estímulo para a adesão de práticas de vida mais saudáveis,
Nas duas torres ficarão os escritórios da Sicredi União, e no espaço do terraço cercado por área verde e jardins, será destinado para uma creche para os filhos dos colaboradores, e que também contará com áreas para biblioteca, refeitório, área de descanso e um espaço gourmet que poderá ser utilizado junto com a área de refeitório, se tornando um ambiente para até 300 pessoas.
O compromisso da instituição com a sustentabilidade segue ainda mais forte, uma vez que a nova sede está no caminho para alcançar a Certificação LEED, leadership in Energy and Environmental Design.
Aliás, o novo prédio foi projetado dentro do conceito de ‘green building’, o que habilita a busca pela certificação Leed Platinum, grau máximo da certificação sustentável concedida pela Organização não governamental americana U.S. Green Building Council (USGBC).
Nesse sentido, a opção por duas torres visa a aplicação de tecnologias sustentáveis, com átrio central e abertura de vidro para iluminação natural, e uma queda d’água que contribuirá com a redução do calor.
Películas fotovoltaicas também serão laminadas nos vidros que cobrem o átrio central e os peitoris da fachada norte para gerar energia e obter efeito de sombreamento e ainda sistema de racionalização de uso de água.
O prédio que será entregue e concluído em breve, sobretudo, reúne aprendizados e valores que estão nos pilares da nossa cooperativa. Uma vez que é uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental na comunidade da qual fazemos parte.
Nas palavras do nosso presidente, Wellington Ferreira : “Desejamos que a Nossa Sede Sustentável seja uma ponte para o futuro, com todo esse conhecimento que adquirimos para uma caminhada mais sólida, colaborativa e de união entre as pessoas”.