O que é Capital Social?
Você sabe o que é Capital Social? Continue lendo e entenda como essas duas palavras estão intimamente ligadas ao funcionamento de uma cooperativa de crédito como o Sicredi.
Dois termos que, juntos, ganham um novo significado.
Em qualquer dicionário, é bem provável que você encontre entre as primeiras definições para o termo “capital” algo relacionado a dinheiro, valores ou fundos. “Social” diz respeito justamente a algo que toda cooperativa respira: sociedade. Dito isso, já é possível ter uma ideia a respeito do que os dois termos unidos se referem.
Capital Social nada mais é que os valores investidos em uma sociedade. É a junção de duas palavras que, acima de tudo, é capaz de transformar o significado do seu papel em uma instituição financeira — de “cliente” para “dono”. Como? Vamos lá, vamos tratar disso a seguir.
Como funciona o Capital Social em uma cooperativa?
Enquanto em bancos você apenas abre uma conta, no Sicredi você se associa. Ou seja, em uma cooperativa de crédito como a Sicredi Dexis, o seu papel é muito diferente de ser um cliente. Isso porque associados têm direito de usufruir das soluções da cooperativa e, mais do que isso, possuem voz ativa e podem participar diretamente da tomada de decisões dos rumos do negócio.
Sem falar de uma das partes mais importantes nessa relação: os associados também participam dos resultados. É por isso que são donos.
Você deve estar se perguntando: como faço para fazer parte de uma cooperativa? A resposta é simples: torne-se um associado! Por meio de um aporte inicial, que é o depósito de um valor que também chamamos de quota-parte, você pode se associar e participar de uma cooperativa como a Sicredi Dexis. Inicialmente, esse valor integralizado será o seu Capital Social na cooperativa.
Então o Capital Social é uma taxa para abrir minha conta?
Não. O Capital Social não é uma tarifa. Na verdade, o Capital Social é o patrimônio de uma cooperativa, formado pela participação de cada associado. O Capital Social é a sua parte no negócio. O dinheiro integralizado é seu, mas a sua cooperativa é quem vai administrá-lo.
Em resumo, cooperativas como a Sicredi Dexis vão investir esses recursos na sua cidade e região, o que ajuda a economia local — por meio da liberação e ampliação de crédito aos associados, soluções modernas com taxas justas — e, além de tudo, contribui com programas sociais voltados a várias entidades e instituições locais, por exemplo o Programa A União Faz a Vida, que leva os valores da educação cooperativa a inúmeras escolas.
Como integralizar mais Capital Social?
Além do depósito inicial para fazer parte da cooperativa, cada associado pode fazer mais aportes a qualquer momento. É isso que chamamos de integralizar valores, e é com esses aportes que é possível aumentar seu Capital Social integralizado.
E quais os benefícios do Capital Social para mim?
Tenha em mente que o Capital Social de uma cooperativa é a soma de quotas-partes de todos os seus associados. Sendo assim, ele varia e aumenta com a entrada de cada novo sócio.
Enquanto nos bancos o Capital Social é dividido em um número limitado de ações, restritas a quem comprá-las; nas cooperativas de crédito, os resultados positivos anuais são divididos entre todos os associados, que recebem uma parte desses resultados de acordo com suas operações. Assim, os investimentos de hoje ajudam a manter o capital do futuro em cada cooperativa.
É por tudo isso que você pode pensar no Capital Social como uma reserva para o seu futuro. Aliás, quer mais um benefício sem igual? No fim deste ano, a Sicredi Dexis vai sortear 5 Hilux na promoção Capital Premiado! A promoção, sucesso em 2022, foi renovada para este ano e já está valendo desde já. A cada R$100 integralizados durante o ano de 2023, você ganha uma chance para concorrer às cinco Hilux. Quer participar? Vem para a Sicredi Dexis e vamos cooperar juntos.