Programa educacional da Sicredi realiza ação de sensibilização em Pitangueiras
Mesmo com chuva, a ação de sensibilização programada com os alunos do CMEI Criança Feliz, Secretaria Municipal de Educação e agência Sicredi Dexis de Pitangueiras – município de pouco mais de três mil habitantes no norte do Paraná, foi realizada com sucesso, na manhã de terça-feira, dia 14 de março.
Em um ônibus estilizado e na companhia do Abelhão, mascote do programa A União Faz a Vida (PUFV), as crianças percorreram o comércio local coletando leite, itens de higiene e ainda ração para animais de rua, finalizando uma atividade iniciada havia uma semana. Elas confeccionaram cartazes e caixas que foram instaladas em estabelecimentos da cidade, onde a população pode depositar suas doações, que serão destinadas ao Hospital do Câncer de Londrina (leite), aos animais que vivem na rua da cidade (ração) e a cidadãos acamados (itens de higiene) atendidos pela prefeitura local.
A ação teve o objetivo de incentivar o espírito de cooperação entre as crianças, que é um dos objetivos do PUFV, implantado no município há nove anos, atendendo a 360 alunos e 56 professores do CMEI e também a Escola Municipal Santo Antonio.
O PUFV oferece uma metodologia que incentiva o protagonismo da aprendizagem entre crianças e adolescentes. A secretária de Educação de Pitangueiras, Valquíria da Silva Santos Correa, destaca a importância do programa para as escolas. “ Os princípios do programa, de cooperação e cidadania, por meio dos projetos desenvolvidos com os alunos, têm contribuído com várias transformações em nosso município. Essa parceria tem proporcionado a família na escola, mudanças no próprio município, mudanças nas escolas, com os pais, familiares, com os alunos e com os professores”, reforça a secretária.
Ele ainda comenta que os princípios de cooperação e cidadania vão ao encontro do objetivo do município, que é a formação humana e, consequentemente, a transformação pessoal e da sociedade. “O programa trouxe um diferencial para nosso município”, diz ela.
Para o gerente administrativo de operações da agência Sicredi Dexis, Ricardo Luiz da Costa, que acompanha o programa na cidade desde seu início, há nove anos, o União Faz a Vida “só agrega aos alunos, professores e comunidade, trazendo resultados 100% positivos”.
Ainda nesta quarta-feira, dia 15, outra ação mobiliza os estudantes de Pitangueiras, desta vez, os da Escola Municipal Santo Antonio. Eles arrecadam fraldas geriátricas e recursos para serem destinados a pessoas acamadas.