A história do cooperativismo no Brasil e no mundo
As vendas com pagamento recorrente têm se difundido em todo o mundo nos últimos anos. O modelo se popularizou, inicialmente, com empresas do ramo de Tecnologia da Informação (TI) e, atualmente, tem migrado para diversos outros setores.
Essa alternativa pode ser considerada para qualquer negócio, de qualquer porte, por proporcionar diversos benefícios, tanto para o empresário quanto para o consumidor. Entre outras coisas, há a oportunidade de fortalecer o caixa da empresa, devido à recorrência nos pagamentos e à fidelização de clientes.
Companhias de diferentes segmentos já adotaram a tendência e os consumidores têm aprovado a mudança. Nos últimos anos, de acordo com a McKinsey & Company (empresa de consultoria empresarial norte-americana), os e-commerces por assinatura têm crescido, anualmente, mais de 100% nos Estados Unidos.
No Brasil, os dados também são promissores: os clubes de assinatura que se popularizaram nos últimos anos tiveram um crescimento de 15% no faturamento em 2021, na comparação com o ano anterior. A pesquisa foi realizada pela Betalabs, empresa especializada em tecnologia para gestão de comércio eletrônico.
Se o modelo de cobranças mensais veio para ficar, é preciso informar-se e estudar a necessidade de adaptação e a viabilidade da mudança em sua empresa. Continue a leitura para saber mais!
A venda recorrente também pode ser chamada de venda por assinatura ou por associação.
Trata-se de um modelo de vendas no qual a empresa comercializa produtos e serviços mediante pagamentos contínuos – geralmente mensais ou anuais. O próprio nome já deixa claro: a recorrência de pagamentos é a chave dessa relação comercial.
O pagamento recorrente deriva da venda recorrente. De forma prática, a empresa assume a responsabilidade de oferecer o produto ou serviço de forma recorrente, enquanto o consumidor assina um contrato comprometendo-se a pagar por isso com certa periodicidade determinada pelas partes.
Esse formato de pagamento recorrente é muito conhecido em plataformas de streaming de conteúdo musical e audiovisual, clubes de assinatura de produtos diversos, empresas SaaS (Softwares as a Service, ou seja, que comercializam softwares como um serviço, sendo Adobe, Google e Microsoft alguns exemplos).
A previsibilidade financeira é um dos grandes benefícios que o modelo traz, transformando-o em uma estratégia para aumentar a renda e tornar o negócio cada vez mais sólido. Os clientes também são contemplados, pois o método de pagamento recorrente é prático e seguro. Saiba mais a seguir!
Esse modelo funciona com base no comprometimento de ambas as partes em manter uma relação comercial periódica. A empresa oferece produtos ou serviços de forma recorrente ao consumidor e ele realiza o pagamento periódico para manter o acordo.
Ou seja, em vez de efetuar uma venda por vez para cada consumidor, a empresa oferece o produto ou serviço por uma quantidade de meses ou anos. Nesse formato, é comum encontrar dois tipos de assinatura:
Com essa última estratégia é possível atingir nichos de consumo com base na facilidade de não ter que ir às compras todo mês – pois os itens chegam até o cliente – e até mesmo na curiosidade pelo que há de vir, pois muitas vezes os produtos são definidos pela sazonalidade ou com base nos interesses pré-definidos pelo consumidor.
Sua empresa ganha na consistência de venda e seu consumidor, na praticidade da compra!
Toda empresa já passou por momentos de incerteza em relação à solidez e à sustentabilidade do negócio. O pagamento recorrente pode ser uma solução para minimizar os riscos e obter mais lucros! São diversos benefícios para o empresário:
Esse modelo de negócios também é benéfico para os consumidores, pois oferece praticidade no pagamento automático pelo cartão de crédito e comodidade ao entregar o serviço ou produto na casa da pessoa, de forma contínua. A previsibilidade do pagamento recorrente também é um ponto positivo para facilitar a organização financeira do cliente.
A personalização também é um fator muito importante nesse formato de vendas, já que, com a recorrência de consumo é possível ter uma base maior de dados para analisar as preferências do comprador e oferecer itens customizados, tendo mais assertividade em suas produções.
Sim, o pagamento recorrente vale a pena para inúmeros tipos de negócios. Afinal, além dos benefícios destacados acima, essa modalidade de pagamento também influencia positivamente em questões como:
Observe seu mercado e analise o perfil do público para ter certeza de que o modelo recorrente é ideal para o seu negócio. Mostre ao consumidor por que vale a pena investir nesse método. Ofereça um bom atendimento na venda, mas invista no fortalecimento do seu pós-venda, para garantir a fidelização do cliente. Dessa forma, os benefícios serão mútuos!
Matérias que você pode gostar
Carregar mais matérias