Sicredi Dexis dá dicas de segurança para evitar golpes financeiros

Sicredi Dexis dá dicas de segurança para evitar golpes financeiros

Ao mesmo tempo em que permite fazer transações financeiras por meios digitais, a tecnologia também facilita fraudes e golpes eletrônicos. Por isso, é preciso cuidado com as informações pessoais e senhas.

A assessora de Meios de Pagamentos da Sicredi Dexis, Vania Cristina Cassamalli, explica que o ideal é sempre utilizar o bloqueio de tela de início do celular, senhas fortes e nunca anotá-las em blocos de notas, e-mails e mensagens de Whatsapp. Também é recomendado apagar conversas que tenham senhas e/ou dados pessoais, evitar andar na rua usando o celular e colocar uma senha PIN no chip do celular, porque se o aparelho for reiniciado, será necessário inserir este código.

Também motivo de golpes, o PIX precisa de atenção, a começar pela ativação da chave PIX, que só deve ser feita em canais oficiais da instituição financeira. “Não realize nenhuma ‘transação de teste’, porque isto não existe, e ao realizar um PIX, confirme os dados do recebedor, inclusive quando o pagamento for por QR Code”, aconselha Vania.

Com a “sofisticação” dos golpes, os usuários precisam ficar atentos. “Se for solicitada transação, cancelamento de compras suspeitas ou PIX indevido em nome da instituição financeira, encerre a ligação e após dez minutos contate os canais oficiais da instituição”, complementa a assessora de Controles Internos da Sicredi Dexis, Renata Moretti. Outro cuidado é com números mascarados. “Os golpistas podem simular chamada telefônica de uma instituição financeira, disfarçando número e voz por meio de aplicativos. Desligue e após dez minutos contate o gerente ou agência”. Também é preciso desconfiar de ligações oferecendo ajuda com atualizações no aplicativo ou internet banking. “Não entre em contato com números fornecidos por SMS ou ligação alertando sobre compras que não reconhece. Neste caso, o recomendado é esperar dez minutos e consultar a conta para verificar se houve alguma transação”, diz Renata.

Para ajudar na conscientização dos mais de 230 mil associados e prevenção de golpes, a Sicredi disponibiliza materiais de apoio e canais oficiais como o https://www.sicredi.com.br/site/seguranca/

Compartilhar esse post:
Nerau