Sicredi Dexis leva educação financeira para alunos do Lins de Vasconcellos

Sicredi Dexis leva educação financeira para alunos do Lins de Vasconcellos

Há uma sala de aula com crianças uniformizadas sentadas em carteiras escolares. Na frente delas, dois homens de terno e duas mulheres com roupa social estão agachados e sorriem para a foto. à direita, um menino com camiseta do batman vermelha e shorts azul destoa dos demais.

Nos dias 12, 13 e 14 dezembro, uma equipe de profissionais da Sicredi Dexis realizou oficinas para crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Entidade Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, sobre educação financeira. A ação ocorre durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).
Cerca de cem pessoas aprenderam sobre o tema, por meio de exemplos para colocar em prática no dia a dia. Para as crianças de até dez anos, o conteúdo abordou a origem do dinheiro e como ajudar os pais na economia em casa, como tomar banhos mais curtos. Para os adolescentes e idosos, as dicas foram para poupar para emergências e para o futuro.
Para tornar o assunto acessível aos públicos, o material sobre educação financeira foi produzido com personagens da Turma da Mônica, com uso de recursos visuais que remetem às redes sociais, vídeos com diálogos e músicas.
“Temos como um dos objetivos desse trabalho voluntário, ajudar as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro, de modo que evitem endividamento e que possam se planejar para o futuro”, comenta o gerente de agência Édipo Fratucci, que ministrou as oficinas.
Segundo a gestora institucional do Lins de Vasconcellos, Ana Carolina Tiene Andrade, a oficina de educação financeira é essencial para o trabalho que a instituição realiza, que é voltado para o desenvolvimento integral do ser humano, da primeira infância ao idoso.
“Contar com a parceria de um especialista, a Sicredi, que trabalha o tema em uma linguagem totalmente adaptada para a realidade das pessoas que atendemos, com exemplos práticos, nos ajuda na missão de fortalecer o protagonismo das famílias”, diz.

Compartilhar esse post:
Nerau