Confira as tendências do empreendedorismo para 2022
Um dos grandes desafios no meio corporativo é manter-se atualizado. A todo tempo nascem novas tendências no empreendedorismo, e é importante estar atento a elas para modernizar seu negócio e aproximar-se das expectativas do público.
Quer saber quais são as tendências previstas para o ano de 2022, de acordo com pesquisas e relatórios? Prossiga na leitura até o fim!
1. Tendências e setores em alta
Todos os anos, determinados assuntos ganham visibilidade, seja graças ao direcionamento do mercado ou aos novos hábitos de consumo. Isso torna esses negócios mais rentáveis e abre oportunidades para quem quer empreender no ramo – seja direta ou indiretamente.
Com base em estudos feitos em 2021, é possível prever quais segmentos continuarão em alta. Confira alguns deles abaixo:
Mercado pet
Segundo estudo recente do Sebrae, as empresas que atuam no setor de animais de estimação faturaram quase R$ 35 bilhões no ano de 2020, consolidando o Brasil como o segundo maior mercado mundial para esse segmento.
Ainda de acordo com a pesquisa, o crescimento deve continuar, já que durante o período de isolamento social a população de bichinhos domésticos também cresceu quando comparada a anos anteriores.
Ensino a distância
Mesmo após a retomada gradual de atividades presenciais, o ensino a distância continua em pleno crescimento. Entre os anos de 2020 e 2021, a procura por cursos nessa modalidade cresceu quase 60%, conforme levantado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).
Especialmente para pessoas que já têm uma rotina de trabalho e afazeres domésticos, o EAD deve permanecer sendo uma alternativa viável durante os próximos anos graças à sua flexibilidade.
Saúde e tecnologia
Não há como negar que saúde e bem-estar estiveram entre as principais preocupações de grande parte da população durante a pandemia de Covid-19. Esse interesse, bem como a urgência por soluções para melhor atender os pacientes fomentou o uso da tecnologia no setor, e cada vez mais profissionais têm se adaptado a essa realidade.
Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento feito pela Accenture, já passa de 60% o número de profissionais de medicina que utilizam recursos tecnológicos, e 91% dos hospitais possuem conexão com a internet.
Todo esse panorama deve fazer o setor de medicina continuar em crescimento, tendo como propulsor o uso de novas tecnologias.
Finanças
A bolsa de valores B3, divulgou em novembro de 2021 que o número de contas abertas no setor ultrapassou 4 milhões de pessoas físicas no país, entre investidores em renda fixa, tesouro direto e renda variável.
A tecnologia e a popularização desse tipo de serviço foram alguns dos responsáveis por esse crescimento. Atualmente, muitas instituições oferecem soluções personalizadas de acordo com o perfil do investidor, o que ajuda a desmistificar o setor e impulsionar seu crescimento entre os brasileiros.
2. E-commerce
Ano após ano, o e-commerce vem batendo recordes de crescimento. Em 2020, segundo a Ebit Nielsen, o segmento movimentou R$ 87,4 bilhões, o que representa um aumento de 40% em relação a 2019.
Um dos motivos para o avanço do setor é a forma como ele vem se adaptando aos diferentes modelos de negócios: atualmente, além do varejo, é possível observar um crescimento em modalidades como B2B (business to business), C2B (consumer to business) e D2C (direct to consumer).
Os formatos de e-commerce também passaram a ser variados. Podemos citar como exemplo o mobile commerce (diretamente por dispositivos móveis), live commerce (por meio de transmissões ao vivo), social commerce (por redes sociais) e as estratégias de omnichannel, que integram diferentes canais para a realização de vendas.
Por isso, muito além das lojas virtuais direcionadas ao consumidor, hoje os setores de indústria, agricultura, serviços, finanças e muitos outros têm se aventurado com sucesso, propulsionando o avanço do e-commerce como tendência para os próximos anos.
3. Experiência de compra
O e-commerce facilitou as vendas virtualmente, mas também criou novos desafios: se durante um atendimento presencial é possível proporcionar uma experiência de compra personalizada e agradável ao cliente, como replicar essa vivência utilizando apenas meios digitais?
Por essa razão, é necessário pensar desde na usabilidade até no design da página, eliminando qualquer ruído que possa haver no caminho. Também é essencial ter textos persuasivos, que criem um diálogo e não deem a impressão de algo impessoal.
Além disso, disponibilize canais de atendimento, implemente um FAQ para tirar eventuais dúvidas, crie um processo de checkout seguro e transparente e ofereça um processo de pós-venda para saber a opinião do consumidor.
4. ESG
O termo ESG surgiu em meados da década de 2000, porém nunca esteve tão em alta quanto nos últimos anos. Trata-se de uma abreviação para environmental, social and corporate governance, ou meio ambiente, sociedade e governança, em português.
Mas por que esse tópico é tão importante? Os novos perfis de consumidores têm valorizado muito a forma como uma empresa pensa sobre esses três pilares.
Como revela uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no ano de 2020, cerca 62% dos consumidores brasileiros já boicotaram marcas que cometeram irregularidades relacionadas a direitos trabalhistas, bem-estar animal, discriminação ou crimes ambientais.
Consequentemente, o mercado tem assimilado o tópico, visto que tanto a bolsa de valores brasileira B3 quanto o índice internacional S&P 500 possuem gráficos para monitorar os investimentos em ESG nas empresas.
Para 2022, essa tendência deve continuar em pleno crescimento, e é imprescindível que sua empresa faça investimentos nesse sentido.
5. Humanização
A tecnologia é uma ferramenta fundamental para a realização de tarefas, gestão de tempo e redução de custos em uma empresa. Por outro lado, se aplicadas sem pensar em uma estratégia completa, ela pode acabar prejudicando as relações humanas e distanciando pessoas.
Por isso, uma das tendências do empreendedorismo tem sido pensar em maneiras de trazer mais humanização para as empresas. Isso começa por manter a equipe interna motivada, de forma que se sinta ouvida e compreendida em suas necessidades, e participativa em decisões estratégicas.
Além disso, também é essencial humanizar a forma como a companhia se mostra para o grande público, se afastando da ideia de uma organização uniforme e distante, e se aproximando de uma companhia plural e multicultural, com diferentes pontos de vista, e que muito se aproxima dos consumidores.
6. Trabalho híbrido
O home office já era uma tendência antes mesmo do isolamento social causado pela pandemia, entretanto, essa questão acabou por acelerar ainda mais a adesão a esse modelo de trabalho. Mesmo com a retomada devido ao avanço da vacinação, é provável que muitos colaboradores e empresas optem por seguir com essa tendência.
Segundo pesquisa publicada na Forbes, 90% dos funcionários entrevistados estão satisfeitos com a maior liberdade com relação ao espaço de trabalho. Dessa forma, as empresas podem reduzir suas dependências e criar escalas presenciais, oferecendo ao colaborador a opção de realizar as funções no local em que achar melhor.
Evidentemente, essa não é uma obrigação, mas sim uma oportunidade de conversar com a equipe, analisar a produtividade e propor soluções de trabalho remoto na empresa.
7. Cooperativismo
O cooperativismo já tem mais de 15 milhões de adeptos em todo o Brasil. O objetivo do movimento é criar um ambiente democrático em que todos os membros tenham voz ativa e possam participar tanto das decisões estratégicas e financeiras quanto dos lucros obtidos.
Dentro das cooperativas, os debates sobre tendências do empreendedorismo, sustentabilidade e gestão são constantes. Dessa forma, é possível que uns ajudem os outros e toda a comunidade se desenvolva em conjunto.
Ficou curioso para saber mais? A Sicredi União PR/SP é uma cooperativa de crédito com mais de 100 agências distribuídas entre os estados do Paraná e São Paulo. São mais de 230 mil associados trabalhando em conjunto pelo desenvolvimento comum.
Clique no banner abaixo para saber mais e se tornar um cooperado!