Somos a união de esforços e ideais cooperativos!

Visão

Ser reconhecida pela sociedade como organização comprometida com o desenvolvimento econômico e social, atuando de forma eficaz, colaborativa e democrática.

Missão

Promover o cooperativismo, por meio da cultura, educação e fomento a iniciativas de alto impacto social, como estratégia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade em que atua.

Você conhece o Dexis Instituto?


O Dexis Instituto, nasceu no coração do Sicredi Dexis, e foi criado para reforçar nossas conexões com o desenvolvimento social. Nosso principal pilar é o cooperativismo e nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade ao nosso entorno. Para fazer isso focamos na cultura, fortalecendo nossa história, na educação, incentivando a transformação por meio do conhecimento e no fomento de iniciativas de impacto, onde iremos cooperar com ações que geram transformações sociais. Nós contamos com a sua união para fazer isso acontecer!

Valores Institucionais

Valorização e desenvolvimento e pessoas

Valorizar as relações humanas e apoiar a formação de colaboradores e voluntários.

Inovação

Investir em novos meios de oferecer soluções eficazes e socialmente justas, por meio do aprimoramento de processos e serviços.

Eficácia e transparência na gestão

Disponibilizar as informações que sejam de interesse público, além das disposições legais.

Cooperação

Priorizar parcerias baseadas no modelo cooperativo.

Pilares de atuação

O Dexis Instituto é uma forma de tornar as conexões com desenvolvimento social mais fortes.

Cultura
Educação
Fomentos a iniciativas de impacto

ESG com DNA cooperativo

ESG, ou Environmental, Social and Governance significa Ambiental, Social e Governança em português e é um termo usado para medir o impacto de instituições sobre esses âmbitos.

O Dexis Instituto acredita que ações ESG conectadas com o cooperativismo podem fazer a diferença para a comunidade, já que assim conseguimos entender quais ativos realmente estão gerando impacto positivo na sociedade.

Projetos pensados nos ODSs

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) são metas criadas pela ONU em 2015 com o intuito de fazer o mundo olhar para os principais desafios que estavam por vir.
O Dexis Instituto reforça o compromisso do cooperativismo em buscar a conquista de cada um desses objetivos, fazendo do mundo um lugar melhor para todos.

Os 7 Princípios do Cooperativismo

O Dexis Instituto enxerga no cooperativismo o potencial de gerar ações transformadoras, conheça os seus princípios:

1. Adesão livre e voluntária

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas.

2. Gestão democrática

As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes. Nas cooperativas de primeiro grau os membros têm igual direito de voto (um membro, um voto); as cooperativas de grau superior são também organizadas de maneira democrática.

3. Participação econômica

Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão.

4. Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.

5. Educação, formação e informação

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.

6. Intercooperação

É a cooperação entre as cooperativas, para o fortalecimento do movimento como um todo e dos princípios cooperativistas. Isso pode ocorrer em diversos níveis: através das estruturas locais, regionais, nacionais, internacionais; entre cooperativas do mesmo sistema; com cooperativas de outros sistemas; e com cooperativas de outros ramos do cooperativismo.

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas, através de políticas aprovadas pelos membros. Prezam por investimentos em projetos que sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

Dexis Instituto 2026 © Todos os direitos reservados.