Qual a relação entre crédito para produtor rural e poupança?

Qual a relação entre crédito para produtor rural e poupança?

O crédito para produtor rural é uma linha de financiamento destinada aos trabalhadores da agricultura e pecuária. É uma modalidade que oferece melhores condições ao homem do campo, como taxas de juros menores, maior prazo de carência e de pagamento.

Os recursos que subsidiam o campo têm quatro origens, entre as quais LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e poupança, que contribui com 60% de participação. Entenda melhor como os seus investimentos podem fazer a agricultura brasileira crescer!

O que é crédito rural?

É uma modalidade de financiamento com juros mais baixos e prazos maiores destinada ao custeio agrícola. É um estímulo para o aumento da produtividade, para a geração de renda e para a agricultura familiar.

banner escrito “crédito para produtor rural” e ao lado homem de costas em uma plantação.

Este empréstimo para o produtor rural existe desde 1935 e seus recursos têm quatro origens:

  • Fontes fiscais: BNDES e fundos constitucionais
  • Poupança: 60% de participação
  • LCA: investimento de renda fixa que participa com 35% do total
  • Depósitos à vista: 30% do valor depositado em cooperativas e bancos são destinados ao financiamento agrícola

Todas as instituições financeiras autorizadas a operar essa modalidade podem oferecer o produto aos clientes – a Sicredi Dexis é uma delas.  

Poupança e crédito rural

A poupança é a maior financiadora do setor rural no país. Os recursos aplicados pelos brasileiros na caderneta ajudam a compor o crédito destinado ao trabalhador do campo. Esse dinheiro auxilia no custeio, na comercialização e nos investimentos

Para o custeio, a disponibilidade é para formação da lavoura, compra de sal, ração, sêmen, produtos veterinários, defensivos e adubos para pastagens.

Na comercialização, o crédito auxilia o produtor que está colhendo a safra e precisa pagar o custo com o transporte de grãos. Os recursos são úteis na cobertura das despesas até que a produção seja vendida.  

Os investimentos levam a atividade rural a um patamar mais alto, mas nem sempre o produtor tem dinheiro necessário para ampliar os negócios e comprar máquinas e equipamentos. É aí que entra o crédito rural.

A poupança é o investimento mais acessível do sistema financeiro. Sem mínimo de aplicação, com liquidez diária e isenta de taxas administrativas e Imposto de Renda, é a escolha de 89 a cada 100 brasileiros.

LCA e crédito rural

A LCA é um título emitido por bancos e cooperativas de crédito e que, assim como a poupança, ajuda a financiar o setor agrícola.

Na prática, funciona assim: o investidor que compra a LCA empresta dinheiro para o segmento rural e, em troca, recebe rendimentos acrescidos de juros. Os benefícios são para os dois lados: quem investe vê o patrimônio crescer com segurança, e a agricultura capta recursos para estimular a competitividade e o desenvolvimento do agronegócio no Brasil.

mulher segurando caixa com verduras e sorrindo após saber como funciona o crédito rural. 
Investir em poupança e LCA é uma forma de fomentar de pequenos a grandes produtores rurais.

A LCA é um investimento de renda fixa, isento de Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e com rentabilidade pré e pós-fixada. O prazo mínimo de carência e de resgate é de 90 dias.

Como funciona o crédito rural 

O crédito rural funciona como uma linha de financiamento especial voltada para as necessidades do produtor rural. Os recursos são captados principalmente por meio da poupança e da emissão de títulos, como a LCA, e repassados para os agricultores com condições facilitadas, como taxas de juros menores, prazos mais longos e períodos de carência. 

Esse crédito pode ser utilizado para diversas finalidades: custeio da produção agrícola (compra de insumos, sementes, defensivos), comercialização (custos de armazenamento e transporte) e investimentos (compra de máquinas, equipamentos e melhorias na propriedade). 

Ao facilitar o acesso a esses recursos, o crédito rural contribui para o aumento da produtividade, a geração de emprego e renda no campo, e para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. 

Crédito para produtor rural: como é na Sicredi Dexis 

Os associados agro que investem na poupança e em LCA ganham de duas formas: com o rendimento mensal das aplicações e com a geração de mais recursos para financiar suas atividades no campo, contribuindo para o aumento da competitividade, para a melhoria do padrão de vida das famílias e para o aquecimento do agronegócio nacional.  

O crédito rural Sicredi Dexis é o instrumento para o produtor custear a produção e a comercialização dos produtos, profissionalizar ainda mais a atividade e gerar mais renda para a família. 

Invista no seu patrimônio e ajude a agricultura brasileira! Clique no banner para conhecer as opções da Sicredi Dexis. 

Veja também: Como virar produtor rural | Como funciona o crédito rural

associado-sicredi

Compartilhar esse post:

Nerau