10 séries e filmes para aprender sobre investimentos e negócios

10 séries e filmes para aprender sobre investimentos e negócios

As melhores séries e filmes sobre investimentos para aprender sobre o tema e sobre negócios são “A Grande Aposta”, “O Lobo de Wall Street”, “Billions”, “Suits”, “Grande Demais Para Quebrar”, entre outros. Eles explicam, de forma prática e envolvente, temas como mercado financeiro, crise de 2008, ética nos investimentos, empreendedorismo, análise de risco e funcionamento de Wall Street.

Séries e filmes sobre investimentos e negócios entretêm e, ao mesmo tempo, ensinam como funciona o mercado financeiro. São ideais para investidores e entusiastas, pois sempre é possível tirar lições das grandes histórias.

São obras inspiradas em acontecimentos reais ou puramente de ficção, mas que retratam os bastidores de poder e dinheiro dos Estados Unidos, a maior potência econômica mundial.

Elaboramos uma lista com 10 séries e filmes sobre investimentos praticamente obrigatórios para compreender melhor esse universo. Veja só!

Empréstimo, financiamento, consórcio, investimentos, seguros e muito mais!

1. A Grande Aposta

Filme inspirado em fatos reais sobre a crise imobiliária norte-americana em 2008. O longa mostra um grupo de investidores que faz fortuna ao antever a bolha e apostar contra os bancos

A história conta como o analista econômico Michael Burry (Christian Bale) percebeu que as famílias que obtiveram crédito para comprar suas casas estavam com dificuldade para pagar as dívidas. A iminente inadimplência das hipotecas provava que os títulos oferecidos por grandes bancos não eram tão seguros quanto diziam. 

“A Grande Aposta”, dirigido por Adam McKay, foi inspirado no livro-reportagem de mesmo nome do jornalista e escritor Michael Lewis. Veja o trailer:

Ficha técnica
A Grande Aposta
Onde: Netflix
Duração: 2h11
Lançamento: 2015

2. A Negociação

Neste drama de 2012, pós-estouro da bolha imobiliária, o magnata da bolsa de valores Robert Miller (Richard Gere) se envolve em um acidente em que sua amante morre. 

Temendo prejuízo à sua reputação, ele foge do local. A escolha se dá pois Miller está prestes a vender sua empresa para um grande banco e quer fechar o negócio antes que uma fraude na companhia venha à tona. 

A trama se desenvolve com Miller tentando encobrir sua responsabilidade no acidente, em uma história sobre corrupção e ética na vida pessoal e nos negócios.  

Ficha técnica
A Negociação
Onde: Globoplay
Duração: 1h42
Lançamento: 2012

3. Billions

É uma série sobre mercado financeiro, poder e política. Na narrativa, o procurador federal Chuck Rhoades (Paul Giamatti) abre uma investigação contra Bobby Axelrod (Damian Lewis), gestor de um bilionário fundo de investimento. 

Axe e sua equipe usam meios nada éticos para conseguir informações privilegiadas e, assim, ter mais lucro nas operações financeiras. Do lado oposto, o procurador Chuck está focado no combate à corrupção e no modo como investidores usam manobras ilegais para atuar em Wall Street. 

Com o decorrer da trama, os dois personagens, até então de interesses completamente opostos, começam a ter um ponto de convergência. Chuck almeja poder, enquanto Axe tem uma sede inesgotável por dinheiro, assim, a dupla começa a agir em conjunto para eliminar seus rivais. 

Essa série sobre investimentos está na Netflix e traduz os jargões do mercado financeiro e retrata o universo das finanças de forma acessível. Assista ao trailer da primeira temporada!

https://www.youtube.com/watch?v=Sjjl8urUO-c&t=9s

Ficha técnica
Billions
Onde: Netflix
Temporadas: 5
Lançamento: 2016

4. Grande demais para quebrar

Na lista dos melhores filmes sobre investimentos também está Grande Demais para Quebrar. Na visão do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson (William Hurt), o filme mostra os momentos que antecederam a crise financeira de 2008: da derrocada do Lehman Brothers ao socorro do Tesouro para todos os bancos.

O espectador acompanha erros e acertos do governo norte-americano ao lidar com a crise e expõe o descaso do mercado financeiro para com as reais consequências do problema. É um filme que tenta retratar como a Casa Branca, banqueiros e o Banco Central se comportaram no momento de turbulência. 

Confira o trailer!

https://www.youtube.com/watch?v=s9IdOU5Z_Ic

Ficha técnica
Grande demais para quebrar
Onde: HBO GO
Duração: 1h38
Lançamento: 2011

5. Girlboss

O enredo da série gira em torno de Sophia Amoruso (Britt Robertson), uma jovem falida que decide começar a vender roupas vintage pela internet. “Girlboss” foi inspirada no livro homônimo, um best-seller do New York Times, escrito pela empresária Sophia, CEO da extinta Nasty Gal. 

A série traz lições sobre empreendedorismo, empoderamento feminino e mostra que o planejamento é a chave para conseguir ter um negócio bem sucedido. 

Sophia aos 28 anos começou a vender roupas vintage no Ebay até construir a Nasty Gal, uma empresa de moda multimilionária, o que fez a Forbes a colocar entre as jovens mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 280 milhões. 

O sucesso de vendas no Ebay fez com que a marca abrisse o próprio e-commerce. O sucesso foi tão grande que o estoque foi vendido em um único dia. A partir daí, Nasty Gal deslanchou e inaugurou lojas físicas em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Em 2014, no entanto, o primeiro negócio da jovem empreendedora, entrou em decadência e foi vendido para uma multimarcas britânica, que queria implantar um novo conceito na Nasty Gal, com roupas a preços mais baixos para competir com redes de fast fashion. Não deu certo e, em 2016, depois de 10 anos em atividade, a justiça decretou a falência da empresa. 

A Netflix cancelou a série após a primeira temporada. 

https://www.youtube.com/watch?v=Jyr8R8cSGdo

Ficha técnica
Girlboss
Onde: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2017

6. House of Cards

Frank Underwood (Kevin Spacey) é um congressista com grandes ambições. Ele visa a Casa Branca e, para isso, articula nos bastidores todo e qualquer tipo de ação ilícita e criminosa para chegar onde quer. 

Em seis temporadas, “House of Cards”, a primeira série original da Netflix, mostra como decisões arquitetadas em gabinetes do Congresso dos Estados Unidos são capazes de influenciar a economia. 

A trama aborda liderança, técnicas de gestão, finanças, ambição, corrupção, poder e estratégia. 

Na quinta temporada, a Netflix demitiu o protagonista Kevin Spacey, após acusações de agressão sexual. Na sexta, e última, temporada, com Frank fora da jogada, sua mulher, Claire (Robin Wright), assume a Presidência da República. 

Ficha técnica
House of Cards
Onde: Netflix
Temporadas: 6
Lançamento: 2013

7. O Lobo de Wall Street

O roteiro desse filme sobre investimentos é baseado em uma história real. Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um ambicioso corretor do mercado financeiro que foi condenado por fraude e lavagem de dinheiro. 

Ele operava assim: comprava ações de empresas que ninguém conhecia, e seu time de operadores praticamente forçava a compra por investidores inexperientes. Com a valorização das ações, Belfort as vendia, deixando os clientes na mão. 

Belfort fez fortuna de forma ilícita, pois enriqueceu às custas de investidores desavisados nos anos 1990. Milionário, ele e seus amigos levavam uma vida de excessos. Este é um dos filmes sobre investimentos que não poderia ficar fora da lista. Assista ao trailer!

Ficha técnica
O Lobo de Wall Street
Onde: Amazon Prime Video
Duração: 2h59
Lançamento: 2013

8. Silicon Valley

“Silicon Valley” é uma série sobre quatro programadores e suas carreiras no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Entre doses de humor e realidade, o enredo mostra o funcionamento do mercado de startups, entre vendas, fusões e aquisições. 

A série aborda empreendedorismo, construção de negócios, trabalho em equipe, atitude e capital.

Ficha técnica
Silicon Valley
Onde: HBO GO
Temporadas: 6
Lançamento: 2014

9. Suits

Série sobre investimentos que mostra a rotina de um grande escritório de advocacia. A nona e última temporada estreou nos Estados Unidos em julho. Embora o foco da trama esteja na solução de casos nos tribunais, a série deixa lições sobre liderança, empreendedorismo, persuasão e negociação.

O escritório do advogado Harvey Specter (Gabriel Macht) atende grandes empresas, bancos e investidores; inserindo assuntos financeiros na trama. 

Ficha técnica
Suits
Onde: Netflix
Temporadas: 9
Lançamento: 2011

10. Wall Street: o dinheiro nunca dorme

Esse filme sobre investimentos é a continuação do longa “Wall Street: poder e cobiça”, de 1987. Gordon Gekko (Michael Douglas) foi preso por fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Após cumprir os oito anos de cadeia, ele deixa a penitenciária e percebe que Wall Street não mudou: o que manda é o dinheiro. 

O filme aborda a crise financeira de 2008 sob o ponto de vista dos banqueiros e conta histórias de bastidores. Este é apenas um dos enredos do longa, que agora mostra Gekko como um escritor e palestrante crítico do comportamento de risco dos mercados e tentando ajudar o genro Jacob (Shia LaBeouf), um operador de Wall Street, a se aproximar de um grande investidor por vingança.

Vale a pena assistir antes o filme Wall Street: poder e cobiça, que retrata os jogos de poder – e suas consequências – na bolsa de valores de Nova York. 

Ficha técnica
Wall Street: o dinheiro nunca dorme
Onde: Amazon Prime Video
Duração: 2h13
Lançamento: 2010

Pronto para maratonar essas séries e filmes sobre investimentos no fim de semana? Depois de saber um pouco mais sobre o enredo de cada um, aproveite as sessões de entretenimento para também aprender sobre finanças. 

Para receber conteúdos semanais sobre investimentos, orçamento doméstico e finanças pessoais, assine nossa newsletter!

Compartilhar esse post:

Nerau