Sicredi Dexis participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo

Sicredi Dexis participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo

A Sicredi Dexis marca presença na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (World Credit Union Conference — WCUC), promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions — Woccu), entre os dias 14 e 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia. Com uma delegação de mais de 130 representantes, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados e atuação em todo o Brasil, se une a aproximadamente 1,8 mil lideranças do cooperativismo de crédito de mais de 60 países para discutir inovações, fortalecer conexões e debater o futuro do setor.

Para representar a Sicredi Dexis, o presidente Wellington Ferreira participa da conferência ao lado de referências globais que veem no cooperativismo uma resposta concreta aos desafios atuais. “O cooperativismo de crédito é um modelo sustentável que tem crescido no Brasil, promovendo desenvolvimento, relacionamento e apoiando as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. A WCUC é um evento ímpar, porque apresenta as boas práticas, tendências e experiências positivas em todo o mundo”, afirma.

“Participar da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, especialmente em uma edição tão simbólica como esta, que celebra 20 anos de história e tem como tema O Futuro é Cooperativo, é uma oportunidade ímpar de compartilhar nossas experiências e nos conectar com as melhores práticas do setor em nível global”, declara o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, que integra o Conselho do Woccu desde 2009. “É uma honra e também uma responsabilidade representar o Sicredi e o cooperativismo de crédito brasileiro e sul-americano neste espaço. A intercooperação entre os países participantes fortalece o movimento e permite que soluções globais se transformem em impacto local, beneficiando milhões de pessoas”, completa.

Participação brasileira é destaque
A abertura da WCUC 2025, realizada na segunda-feira (14), evidenciou o protagonismo brasileiro no cooperativismo de crédito global. Durante a cerimônia, os jovens líderes Milena Parreira, da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, e Vitor Corá, da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, foram premiados no WYCUP — World Council Young Credit Union People — programa focado em jovens líderes do setor de cooperativas de crédito. A premiação reconheceu as contribuições de ambos para suas comunidades, com Milena à frente de iniciativas voltadas ao estímulo da liderança dentro do Comitê Jovem e Vitor liderando o projeto Inovação no Campo. “Estar aqui é uma sensação indescritível. Estamos cercados de grandes referências do cooperativismo e sabemos que todo esse aprendizado vai gerar impacto real quando voltarmos para nossas comunidades”, conta Milena.

Refletindo o compromisso com o futuro do cooperativismo, Keyla Rodrigues e Suellen Lins Batista, da Fundação Sicredi, compartilharam a inspiradora trajetória de desenvolvimento juvenil da instituição. Elas destacaram como os programas de capacitação e engajamento de jovens são fundamentais para formar líderes preparados para os desafios atuais e futuros, fortalecendo a continuidade e a inovação dentro do movimento cooperativo. “Por meio da Fundação Sicredi, impactamos a vida de mais de 5 milhões de crianças e adolescentes em três décadas, por meio de programas que incentivam a cooperação, a cidadania e a educação financeira”, afirma Suellen.

Na sequência, a representante do Banco Central do Brasil, Carolina Bohrer, falou sobre marcos regulatórios internacionais, ressaltando a importância da harmonização normativa para o fortalecimento das cooperativas de crédito no mundo. Já o diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Cesar Bochi, falou sobre a importância de unir inovação tecnológica e conexão humana para melhorar a experiência do associado. “Colocar o associado no centro da estratégia é um compromisso real com a geração de valor”, afirmou. Para ele, quase 90% dos brasileiros consideram uma boa experiência fator decisivo na escolha de um serviço, o que reforça a necessidade de colocar o associado no centro da estratégia. “Ouvir a voz do associado e responder de forma ágil traz resultados concretos. Medir é fundamental, mas o diferencial está em transformar esses dados em ações efetivas”, concluiu.

Foto: Presidente da cooperativa, Wellington Ferreira, está na Suécia participando da conferência mundial

Compartilhar esse post:

Nerau